Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBello, Melissa Colbertpt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T17:10:15Z
dc.date.available2020-10-01T17:10:15Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35233
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho trata de um movimento de docentes ocorrido em outubro de 1968 no Paraná. Considerada uma das primeiras greves de professoras e professores do estado, essa mobilização, que teve duração de cerca de duas semanas, promoveu a paralisação das atividades escolares em diferentes regiões paranaenses. Como resultado, as principais reivindicações foram atendidas pelo governo do estado e por deputados estaduais, que entraram em acordo com as(os) participantes do movimento e aprovaram o Estatuto do Magistério, garantindo direitos que geraram polêmicas na época, como concurso para remoção de professores(as) e eleição para diretores(as) dos estabelecimentos de ensino, além de melhorias salariais que foram significativas para a categoria profissional do magistério. O trabalho buscou compreender as representações do movimento de professores(as) nesse contexto, abordando suas motivações e seu desenvolvimento. Com isso, situou a atuação e a identidade das(os) docentes por meio do diálogo entre as fontes documentais da época e as entrevistas com professores(as) que vivenciaram o momento. As fontes nas quais a pesquisa se baseou foram quatro jornais do período, atas e documentos da Associação dos Professores do Paraná (APP) e documentos da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) do Paraná. Esses documentos foram contrastados com relatos feitos por quatro professoras e quatro professores que atuaram na época em que ocorreu a mobilização. O trabalho mapeou as representações da profissão e a organização profissional de docentes naquele contexto, à medida que organizou o percurso cronológico do evento por meio da articulação entre as diversas fontes. No diálogo entre os diferentes discursos do período e sobre o período, foi possível compreender aspectos relevantes e nem sempre lembrados da História da Educação naquele contexto: a história de uma das lutas que envolveram a atuação profissional e política das(dos) professoras(es) do Paraná, suas relações com diferentes setores da sociedade e com o governo e a política de alianças e estratégias no contexto dessa mobilização. A análise, ancorada no conceito de representações, permitiu, ainda, visualizar as divisões e lutas internas do movimento docente, bem como as conexões entre estas e as relações de gênero. Visibilizando essas lutas, foi possível reconhecer, também, a pluralidade das identidades docentes, tanto sob uma ótica sincrônica como sob uma ótica diacrônica, e a arbitrariedade da produção das memórias individuais, de grupos e instituições acerca do movimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Este trabajo trata de un movimiento de docentes ocurrido en 1968 en Paraná. Considerada una de las primeras huelgas de maestros y maestras del sistema público, esta movilización, que duró cerca de dos semanas, promovió la paralización de las actividades escolares en diferentes regiones de la provincia. Como resultado, las principales reivindicaciones fueron atendidas por el gobierno y por los diputados estaduales, que llegaron a un acuerdo con los(as) participantes del movimiento y aprobaron el Estatuto del Magisterio, garantizando derechos que generaron polémica en esta época, como el concurso para remoción de profesores(as) y la elección para directivos(as) de instituciones escolares, además de mejorías salariales que fueron significativas para la categoría profesional del magisterio. Este estudio buscó comprender las representaciones al interior del movimiento en este contexto, abordando sus motivaciones y su desarrollo. En este sentido, logró ubicar la actuación y la identidad de los(as) docentes por medio del diálogo entre las fuentes documentales de esta época y las entrevistas con maestros y maestras que vivenciaron el momento histórico. Las fuentes que sirvieron de guía fueron cuatro periódicos existentes en esta época, actas y documentos de la Asociación de Maestros de Paraná (APP) y documentos de la Comisaría del Orden Social y Política (DOPS) de Paraná. Estos documentos fueron contrastados con relatos hechos por cuatro maestras y cuatro maestros que ejercían su profesión en este período. El estudio hizo un mapeo de las representaciones de la profesión y de la organización profesional de los docentes en aquel contexto, en la medida que organizó el recorrido cronológico del evento por medio de la articulación entre las distintas fuentes. En el diálogo entre los diferentes discursos, fue posible comprender aspectos relevantes y no siempre recordados de la historia de la educación en aquel contexto: la historia de una de las luchas que involucraron la actuación profesional y política de los(as) maestros(as) de Paraná, sus relaciones con distintos sectores de la sociedad y con el gobierno y la política de alianzas estratégicas en el contexto de esta movilización. El análisis, anclada en el concepto de representaciones, permitió también visualizar las divisiones y luchas internas del movimiento docente, bien como las conexiones entre estas y las relaciones de género. Haciendo visibles estas luchas, fue posible reconocer también la pluralidad de las identidades docentes, tanto bajo la óptica sincrónica como diacrónica, así como las arbitrariedades de la producción de memorias individuales, de grupos y de instituciones acerca de este movimiento.pt_BR
dc.format.extent281 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectGreves e lockouts - Professorespt_BR
dc.subjectEducação - História - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProfessoras e professores em greve? Memórias do congresso do Magistério Público do Paraná (1968)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples