Avaliação do desempenho do presidente na economia e políticas públicas como determinantes do comportamento eleitoral na America Latina : o voto econômico entre 2004-2012
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar o que pesou na avaliação positiva do presidente latino-americano entre 2004 e 2012. Buscou-se investigar se a avaliação dos incumbentes esteve influenciada pelo desempenho econômico e atuação dos presidentes sobre políticas públicas. Nossa hipótese é operacionalizada pelas variáveis da literatura do voto econômico e incorpora, além da variável ideologia, variáveis que medem o desempenho dos presidentes em matérias não econômicas. Para tanto, elaboramos banco de dados agregados provenientes do Barômetro das Américas; Comisión Económica para América Latina y Caribe e Transparency International. Foram analisadas 36 eleições, referentes a dezoito países latino-americanos. Os resultados apontam para a existência do comportamento racional entre os eleitores. Os dados relativos à percepção do desempenho do mandatário têm impacto sobre a avaliação positiva do mesmo. Já os dados objetivos de crescimento econômico e índice de corrupção não impactam diretamente na avaliação do presidente. Contudo, se mostram capazes de explicar a percepção do desempenho do presidente por parte dos eleitores, indicando impacto indireto na avaliação positiva do presidente. Abstract: The objective of this work is to verify what aspects were important on the positive evaluation of Latin American president between 2004 and 2012. We aimed to investigate if the positive evaluation on the incumbents were influenced by the economic performance and the presindent's performance on public policies. Our hypothesis uses the variables indicated by the economic voting literature - objective data and subjective evaluation of economy - and incorporates, besides de ideology variable, other variables that measures the president's performance in subjects that are not economical (objective and subjective data). For that, we elaborate a database with data for "Barometro das Américas"; "Comisión Económica para America Latina y Caribe (CEPAL) and Transparency International. We analyzed thirty six elections, referring to eighteen Latin American countries. The results show that there is a rational behavior among the voter of region. The Hierarchical Regression demonstrated that the data related to the perception of the president's performance have impact on his approval. The objective data of GPD growth and social investment did not impact directly on the president's evaluation. However, they are able to explain the variables of voters' perception of the president's performance, indicating indirect impact on the positive president's evaluation, since they contribute for the formation of subjective preferences on votes.
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- Teses & Dissertações [10011]