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dc.contributor.authorUlguim, Luciana de Ávilapt_BR
dc.contributor.otherToaldo, Ana Maria Machadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-25T13:21:12Z
dc.date.available2014-06-25T13:21:12Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/35222
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa aborda a formulação e implementação da estratégia de marketing sob a perspectiva da capacidade inovadora e do valor para o cliente. O propósito deste estudo é entender como a capacidade inovadora e o valor para o cliente se manifestam na formulação e implementação da estratégia de marketing em Knowledge Intensive Business Services (KIBS). O ambiente em que este estudo acontece é o de empresas desenvolvedoras de software, as quais estão inseridas no universo das KIBS. Em termos metodológicos, a estratégia de pesquisa adotada é o estudo de casos múltiplos, desenvolvido com base na realização de entrevistas e na coleta de dados secundários fornecidos pelas empresas. Participaram da amostra seis empresas e uma associação, sendo que os entrevistados foram em sua maioria diretores, gerentes e proprietários das empresas. Os resultados mostram que empresas desse setor estão sempre atentas aos consumidores, buscando informações sobre suas necessidades e utilizando sua capacidade inovadora para entregar produtos capazes de ofertar valor a esses clientes. A relação entre a capacidade de inovar e o valor para o cliente fica comprovada no setor, salientando que esses são fatores inerentes ao processo de formulação e implementação da estratégia de marketing. O estudo contribui para a teoria e prática gerencial, mostrando que a participação da capacidade inovadora é indissociável do processo de formulação e implementação da estratégia de marketing e que o valor para o cliente está nesse processo da mesma forma, sendo um resultado alcançado quando a inovação é entregue ao consumidor. Ainda mostra que, de maneira geral, a formulação e implementação da estratégia de marketing em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de software acontece de maneira simplificada. Quanto às limitações deste estudo, estas têm ligação com a metodologia utilizada, a pesquisa qualitativa, a qual não permite generalização dos achados para empresas de outros setores. Além disso, esse tipo de pesquisa carrega as percepções de pesquisadores e entrevistados, estes acabam por incluir suas opiniões quando respondem às entrevistas. Aqueles ao redigir as análises também podem expressar suas ideias com relação ao assunto. No intuito de ampliar o conhecimento acerca do tema aqui proposto, sugere-se que novas pesquisas sejam feitas, entre elas estudos quantitativos que comprovem as relações estabelecidas neste trabalho. Aconselha-se também que este estudo seja conduzido em empresas de diferentes setores para aumentar sua aplicabilidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.titleFormulação e implementação da estratégia de marketing sob prespectiva da capacidade inovadora e do valor para o clientept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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