SCMdesign - desenvolvimento de um serious game para a simlulação de gestão da cadeia de suprimentos
Resumo
Resumo: Esta pesquisa possuiu como objetivo principal desenvolver e aplicar um Roleplaying Game que simule situações qualitativas relacionadas à Gestão da Cadeia de Suprimentos para profissionais desta área do conhecimento. O sistema de jogo desenvolvido prioriza questões comportamentais e de relacionamento interpessoal. O método de pesquisa consistiu inicialmente na realização de levantamento bibliográfico nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Design Thinking e Design de Jogos, bem como o levantamento de soluções existentes em Serious Games e Jogos de Tabuleiro desenvolvidos tanto para fins acadêmicos como para entretenimento, e a realização de entrevistas com profissionais atuantes em atividades relacionadas a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Baseado nos resultados destas pesquisas, constatou-se que os jogos existentes que abordam temáticas de Gestão da Cadeia de Suprimentos são, essencialmente, competitivos e de abordagem quantitativa. Assim, desenvolveu-se um protótipo do sistema de Roleplaying Game, abrangendo os seguintes elementos: componentes, ambiente, regras, mecânicas, temática, informações, interface, jogadores e contexto. Também, uma narrativa a ser aplicada com o sistema de jogo foi desenvolvida com base em um estudo de caso aplicado em ambiente acadêmico, bem como em informações obtidas com entrevistas realizadas a profissionais atuantes na área de Gestão da Cadeia de Suprimentos. O protótipo do sistema de jogo, juntamente com a narrativa desenvolvida, foi aplicado em cinco testes com usuários, sendo três realizados com alunos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino, e dois realizados com profissionais atuantes em organizações dos setores industrial e de serviços. Com base nos resultados obtidos nos testes, melhorias contínuas foram efetuadas no sistema de jogo desenvolvido e na narrativa, com a obtenção de versões aperfeiçoadas. A pesquisa conclui com recomendações e possibilidades de abordagem para futuros trabalhos, como o desenvolvimento de versões do sistema de jogo em software, e possíveis adaptações deste para outras áreas do conhecimento, como Marketing, Tecnologia da Informação, Comportamento Organizacional, dentre outras. Abstract: This research had as main objective to develop and implement a qualitative Roleplaying Game that simulates situations related to Supply Chain Management for professionals in this área. The game system prioritizes organizational behavior and interpersonal relationship issues. The research method consisted initially of bibliographic research in the areas of Supply Chain Managemt, Design Thinking and Game Design, as well as existing solutions in Serious Games and Board Games developed both for academic purposes and for entertainment, and interviews with professionals working in activities related to Supply Management. Based on the results of this research, it was found that existing Supply Chain Management games had, essentialy, competitive and quantitative approach. So, a prototype of the Roleplaying Game system was developed, with the following elements: components, environment, ruleset, game mechanics, theme, interface, information, players and contexts. Also, a narrative to be applied with the game system was developed, based on a case study implemented in the academic environment, as well as information obtained from interviews with Supply Chain Management professionals. The prototype of the game system, along with the narrative developed, was applied in five tests with users, three conducted with graduate and post -graduate students in educational institutions , and two conducted with professionals working in service and industrial organizations. Based on the results obtained in the tests, continuous improvements were made to the game system developed, as well as to the narrative, to obtain improved versions of the game. The research concludes with recommendations and possible approaches for future work, as the development of software versions of the game system, and possible adaptations to other knowledge areas, such as Marketing, Information Technology, Organizational Behavior, among others.
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- Teses & Dissertações [9998]