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dc.contributor.authorMotter, Janaína Setinpt_BR
dc.contributor.otherMiranda, Leonardo Fagundes Rosemback, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Djalma Rocha Al-Chueyr Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T22:11:36Z
dc.date.available2021-07-12T22:11:36Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35136
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Leonardo Fagundes Rosemback Mirandapt_BR
dc.descriptionCo-orientador : Prof. Dr. Djalma Rocha Al Chueyr Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba,29/05/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionArea de concentração : Materiais e estruturaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Considere a seguinte questão: por que usar em via de tráfego local, materiais pétreos, se os mesmos podem ser substituídos por agregados alternativos que possibilitam ao concreto betuminoso usinado a quente características suficientes para atender aos requisitos exigidos? A quantidade de resíduos de construção gerados anualmente no Brasil é estimada em 500kg/hab.ano (Pinto, 1999) e supera o uso do material nas práticas já consolidadas, como a utilização de agregados reciclados em bases e sub-bases de pavimentos. Verifica-se a necessidade de desenvolvimento de métodos que permitam a aplicação do material em outras soluções, visando evitar a disposição irregular e contaminação de resíduos, ainda mais se tratando do agregado reciclado de concreto, considerado nobre. Essa pesquisa propõe o estudo de substituição de frações de agregados graúdos por agregados reciclados de concreto para a utilização na camada de concreto betuminoso usinado a quente, área na qual os estudos são muito recentes e escassos. Após verificar-se a não existência de diferenças significativas entre os resultados dos ensaios de absorção e massa específica real de agregados reciclados de concretos originados de concretos com 20, 30 e 40 MPa de resistência mecânica à compressão, o trabalho teve continuidade com o estudo de quatro teores de substituição de agregado natural por agregado graúdo reciclado de concreto de 30 MPa e uma mistura referência. Foi utilizada uma mesma curva granulométrica para todas as misturas, seguindo os limites previstos nas normas do DNIT para a faixa C. Foi utilizado concreto asfáltico CAP 50/70, cujas características corroboram com as exigências da ANP. Foi realizada a dosagem Marshall com complementação do ensaio RICE, chegando-se a parâmetros volumétricos satisfatórios e teor ótimo de ligante igual a 4,9% para a mistura referência e entre 6,0 e 6,9% para as demais misturas. Foram moldados corpos de prova com os teores ótimos de ligantes e realizado os ensaios de deformação permanente (LCPC), em que pode se verificar melhora nos resultados quando utilizados até 75% de agregado reciclado de concreto em substituição ao agregado natural, e de resistência da mistura asfáltica compactada ao dano por umidade induzida (ensaio Lottman), no qual a substituição de agregados graúdos naturais por agregados graúdos reciclados de concreto implicou em melhoras na adesividade da mistura. E, por último, foi analisada a viabilidade econômica das misturas, que se mostrou mais favorável que outras análises verificadas na revisão bibliográfica realizada pela autora. Verifica-se que, apesar dos agregados graúdos reciclados de concreto possuírem maior absorção, maior abrasão Los Angeles e menor massa específica que agregados naturais, as misturas apresentaram resultados satisfatórios que se enquadraram nas especificações verificadas para emprego em concretos asfálticos de vias de baixo volume de tráfego, podendo, desta maneira, contribuir com o aproveitamento desses resíduos e minimizar os problemas relacionados à disposição irregular dos mesmos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Consider the following question: why use stone materials in local traffic roads if they can be replaced by alternative aggregates which gives the hot mixed bituminous concrete features enough to meet the demanded requirements? The amount of construction waste generated annually in Brazil is estimated to be 500kg/inhabitant/year (Pinto, 1999) and surpasses the use of the material in practices already consolidated, such as the use of recycled aggregates in bases and sub-bases of floors. The need for development of methods which allow the application of the material in other solutions is verified, with the aim of avoiding the irregular disposal and contamination of waste, especially in the case of recycled concrete aggregate, considered to be noble. This research proposes the study of the substitution of fractions of coarse aggregate by recycled concrete aggregates for using in the layer of hot mixed asphaltic concrete, area in which the studies are very recent and scarce. After verifying that there are no significant differences between the results of absorption essays and the specific gravity of recycled concrete aggregate originated from concrete with 20, 30 and 40 MPa of compressive mechanic resistance, the work has been continued with the study of four levels of substitution of natural aggregate with 30 MPa of coarse recycled concrete aggregate and a reference mixture. The same grain size distribution was used for all mixtures, according to the limits forecast in the National Department of Transport Infrastructure standards for band C. Asphalt concrete PAC 50/70 was used, whose characteristics corroborate the requirements of the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels. The Marshall dosage with complementation of RICE assay was performed, achieving satisfactory volumetric parameters and an optimum asphalt content equal to 4.9% for the reference mixture and between 6.0 and 6.9% for the other mixtures. Bodies of proof were modeled with the optimum amounts of ligand and the permanent deformation essays (LCPC) performed, where it is possible to verify improvement in results when using up to 75% of recycled concrete aggregate replacing the natural aggregate, and the essay of compacted asphalt mixture resistance to damage by in h mi i y (L m n' y), in whi h h b i i n f n l gg g by recycled coarse aggregates of concrete implied in improvements in the mixture adhesiveness. And finally, the economic viability of the mixtures was analyzed, which was more favorable than other analyzes found in the literature review made by the author. It is verified that, despite the coarse recycled concrete aggregate having higher absorption, higher Los Angeles abrasion and lower specific gravity than natural aggregates, the mixtures showed satisfactory results that met the specifications verified for use in asphaltic concrete, thus indicating a possible technical viability for the use of asphaltic concrete in low traffic roads, and may in this way contribute to the recovery of such waste and minimization of problems related to its irregular disposal.pt_BR
dc.format.extent259p. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subjectConcreto - Pavimentos de betumept_BR
dc.titlePropriedades de concretos betuminosos usinados a quente com o uso de agregado graúdo reciclado de concretopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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