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dc.contributor.authorLamas, Selma Mariapt_BR
dc.contributor.otherCappello, Maria Adriana Camargo, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T15:11:15Z
dc.date.available2020-03-03T15:11:15Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35119
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Adriana Camargo Cappellopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 12/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O Riso - Ensaio sobre a significação da comicidade (1899) é um livro singular no interior da obra de Bergson. Resgata e trabalha ideias desenvolvidas anteriormente, e também adianta concepções que só serão desenvolvidas a partir de obras posteriores (A Evolução Criadora e As Duas Fontes da Moral e da Religião). Condensa o pensamento do autor de tal maneira que sua leitura torna mais rica e profícua a tarefa de circunscrever e percorrer um tema mais específico de sua obra, justificando de tal modo o uso que pretendemos dele fazer para alcançar o objetivo deste trabalho, qual seja, circunscrever a partir d'O Riso a noção de equilíbrio do homem como ser vivo e inteligente. Como veremos, o movimento de consolidação da noção de equilíbrio no homem irá estabelecer o horizonte no qual a matéria, o espírito, a sociedade e a própria vida serão abordadas, dando continuidade ao uso do mesmo método empregado no caso da investigação da consciência e de sua relação com o corpo. O autor parte de uma fórmula geral do cômico, a saber "o mecânico sobreposto ao vivo", que apresenta uma flexibilização e complexidade crescentes, através dos vários exemplos de comicidade dados, até atingir o exemplo máximo da alta comédia, quando se revela plenamente a lógica da imaginação e a tangibilidade entre o cômico e a arte, de tal modo que a invenção cômica apresenta-se como algo vivo, como propusera o autor inicialmente.pt_BR
dc.description.abstractResumé: Le Rire - Essai sur la signification du comique (1989) est un livre unique dans l'oeuvre de Bergson. Il recupère et développe des idées des oeuvres antérieures et s'oriente aussi vers les progrès des idées qui seront développées à partir des travaux ultérieurs (L'Evolution créatrice et Les deux sources de la morale et de la religion). Ce travail condense la pensée de l'auteur pour rendre plus riche et fructueuse la tâche de circunscrire et parcourir un thème plus spécifique de son oeuvre, ce qui justifie l'usage de cet essai pour atteindre le but ce travail, c'est-à-dire, circunscrire à partir de " Le rire " la notion d'équilibre comme un être vivant et intelligent. Comme nous le verrons, le mouvement de consolidation de la notion d'équilibre chez l'homme jettera l'horizon dans lequel la matière, l'esprit, la société et la vie elle-même seront abordés selon la même méthode utilisée dans le cas de la quête de la conscience et de son rapport au corps. L'auteur part d'une formule générale du comique, à savoir, " le mécanique surposé au vivant ", qui dispose d'une détente et une complexité croissante, à travers de divers exemples de données comiques jusqu'à ce qu'il atteint l'exemple ultime de la haute comédie, quand il sera pleinement révélé la logique de l'imagination et la tangibilité entre le comique et l'art, de sorte que l'invention comique est présentée comme quelque chose de vivant, tel comme l'avait proposé l'auteur.pt_BR
dc.format.extent103f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBergson, Henri, 1859-1941pt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.subjectRisopt_BR
dc.subjectInteligenciapt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO propriamente humano : da implicação do riso no equilíbrio do homem como ser vivo e inteligentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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