Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Tatiana Teixeirapt_BR
dc.contributor.otherCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-07T13:44:46Z
dc.date.available2020-08-07T13:44:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35048
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Cesarpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese construiu sua trajetória de reflexão tendo como foco geral o Ensino Técnico no Brasil, dividindo-se em duas partes principais. Na primeira parte da tese, a pesquisa concentrou-se na discussão de um importante deslocamento ocorrido a partir do final da década de 1990, o qual ensejou a constituição do ensino profissionalizante no país, tendo como culminação a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que suplantou o antigo ensino profissional. A pergunta que orientou a pesquisa sobre a constituição do Ensino Técnico no Brasil, sobretudo nas últimas décadas, resultou em dois eixos de análise. Um primeiro, relacionado à criação e desenvolvimento do Ensino Técnico desde o período colonial até os anos de 1970. E um segundo e mais importante, a respeito das reformulações educacionais dos anos de 1990 até os dias de hoje. A problematização das políticas educacionais que reformularam o Ensino Técnico e criaram os IFs foi orientada por algumas teorizações do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo aquelas relativas à sua análise do neoliberalismo, da governamentalidade e da biopolítica. Tratava-se nesta primeira parte da tese, de mostrar como a criação do ensino profissionalizante e dos IFs vincula-se às novas lógicas de produção de corpos e subjetividades, orientando-se por noções como empreendedorismo, mercado de trabalho competitivo, felicidade, formação permanente, dentre outras, as quais fazem dos próprios alunos-técnicos os responsáveis pelo sucesso e integração de suas vidas na sociedade competitiva. Na segunda parte da tese, formula-se uma cartografia que procura mapear as possibilidades de resistência à lógica neoliberal, no interior mesmo do ensino profissionalizante levado a cabo nos IFs, sobretudo por meio da disciplina de Educação Física. Ao longo do trabalho, a disciplina de Educação Física constituiu-se em eixo central de pesquisa, pois tratava-se de analisar em que medida ela contribui para a formação de corpos e subjetividades aprisionados em teias de poder-saber, ao mesmo tempo em que tal disciplina também parece abrir brechas para práticas de resistência, sobretudo em relação à lógica neoliberal que presidiu à reformulação do Ensino Técnico no país.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The thesis focuses on the research of Technical Education in Brazil and is divided into two main parts. In its first part, it concentrates on the discussion of an important shift occurred at the end of the 1990's, responsible for instituting what is nowadays called as professionalizing education, whose apex was the establishment of the Federal Institutes for Education, Science and Technology (IFs), which have overcome Brazil's old professional education. The question concerning Technical Education in Brazil resulted into two analysis' axes. The first one relates to the creation and development of Technical Education from the colonial period to the 1970's. The second and more important one focuses on the 1990's educational reformulations. The critical questioning of the educational policies which redefined Technical Education in Brazil thru the creation of the Federal Institutes for Education, Science and Technology (IFs) was oriented by some of Michel Foucault's concepts and notions, such as his analysis of neoliberalism, governmentality and biopolitics. In the thesis first part, we intend to show how the institution of professionalizing education in Brazil was connected to a new social logics aimed at the mass production of entrepreneuring bodies and subjectivities. This process of fabricating bodies and subjectivities was itself oriented by the values of the competitive economic market, by the contemporary extreme valorization of social happiness and social integration, and by the educational procedure of continued formation. These new values and educational practices have defined the technical student as the sole responsible for his/her own social success and for his/her own integration in a competitive society. In the thesis second half, we draw a cartography that tries to map the possibilities of resisting amongst and against the neoliberal logics. We focus mostly on the Physical Education discipline taught at the Federal Institutes for Education, Science and Technology (IFs). Throughout the whole thesis, the discipline of Physical Education was of a major concern, since we tried to analyze in which ways it helped forming bodies and subjectivities captured in the power-knowledge webs, at the same time that it also seems to allow for some space concerning resisting practices against the neoliberal logics that presided the recent reformulation of Brazil's Technical Education.pt_BR
dc.format.extent237 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnico - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistênciapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples