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dc.contributor.authorAlbini, Leomarpt_BR
dc.contributor.otherMantovani, Maria de Fátima, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherLabronici, Liliana Maria, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T17:24:29Z
dc.date.available2020-05-19T17:24:29Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35019
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria de Fátima Mantovanipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª Drª Liliana Maria Labronicipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 11/12/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Prática profissional de enfermagempt_BR
dc.description.abstractResumo: O empoderamento é um processo construído socialmente, por meio das inter-relações que o indivíduo estabelece com o meio e pessoas com as quais se relaciona. Resulta em fortalecimento pessoal e profissional, na forma de autonomia, conquistas, motivação, ampliação de atuação e visibilidade. Assumiu-se como opção metodológica a pesquisa qualitativa com base de referência a Teoria Fundamentada em Dados. Foi realizada em hospital público de ensino de grande porte do município de Curitiba. O objetivo foi interpretar a vivência do processo de empoderamento pelos enfermeiros de um hospital de ensino na implementação de um modelo gerencial e desenvolver um modelo teórico desta vivência. Elegeu-se uma Unidade Gerencial (UG) com enfermeiro em todos os níveis hierárquicos: gerência, supervisão de enfermagem, chefia de unidade e assistência. Foram entrevistados 16 Enfermeiros em 3 grupos amostrais. O primeiro foi composto por 4 enfermeiros em cargo de gerente de UG, o segundo por 2 supervisores e 3 chefes de serviço de UG e o terceiro envolveu 7 enfermeiros assistenciais de UG. Da análise comparativa dos dados emergiram três categorias. (1) "Assumindo novos papéis". A expansão de atividades refletiu em oportunidades de empoderamento para os enfermeiros, de acordo com o cargo ocupado na nova estrutura institucional. (2) "Tornando as ações do enfermeiro visíveis para a instituição". Os enfermeiros demonstraram preocupação em se fortalecer e serem valorizados no contexto em que atuam, bem como no cenário institucional. (3) "Utilizando o cuidado como instrumento para o empoderamento". O cuidado foi evidenciado como um diferencial na vivência do enfermeiro no ambiente hospitalar. A análise comparativa e constante entre os dados possibilitou a construção do fenômeno central "Vivenciando o empoderamento do enfermeiro em um hospital de ensino na implementação de modelo gerencial". O modelo teórico proposto demonstra que o empoderamento do enfermeiro decorre da interrelação e interdependência entre enfermeiro e instituição. Envolve conhecimento específico, oportunidades de acesso ao poder, experiência profissional refletida em maturidade para a percepção e interação nas estruturas sociais em que está inserido.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Empowerment is a process constructed socially, by the inter-relations that person establishes with the environment and with the people to his/her relationships. It results in strengthening personal and professional, in the form of autonomy, achievements, motivation, expansion of activity and visibility. It has been assumed as methodological option to qualitative research with reference base of Grounded Theory. It was performed in a big public hospital of Curitiba. The objective was to interpret the experience of the process of empowerment by nurses of a teaching hospital in the implementation of a management model and to develop a theoretical model of the experience of nurses to experience the empowerment this experience. It was elected a Management Unit (MU) with nurses at all hierarchical levels: management, nursing supervision, leadership of unity and assistance. Sixteen nurses were interviewed in 3 sample groups. The first one was composed of 4 nurses as manager of MU, the second by 2 supervisors and 3 heads of service of MU and the third involved 7 nurses of MU. Of the comparative analysis of data emerged three categories. "Assuming new roles ". The expansion of activities reflected in opportunities of empowerment for the nurses, in accordance with the position occupied in the new institutional structure. "Making nursing actions visible to the institution". The nurses showed concern to become stronger and be valued in the context in which they work, as well as the institutional setting. "Using the care as an instrument for the empowerment". The nursing care was evidenced as a differential in the experience of nurses in a hospital environment. The comparative analysis and constant between the data allowed the construction of the central phenomenon "Experiencing the empowerment of nurses in a teaching hospital in implementation of management model". The theoretical model proposed demonstrates that the empowerment of nurses stems from the inter-relation and interdependence between nurse and institution, it involves specific knowledge, opportunities for access to power, professional experience reflected in maturity for perception and interaction in social structures in which it is inserted.pt_BR
dc.format.extent112f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagem - Planejamentopt_BR
dc.subjectEnfermagem como profissaopt_BR
dc.subjectEnfermagem - Prática profissionalpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleVivenciando o empoderamento do enfermeiro em um hospital de ensino na implementação de modelo gerencialpt_BR
dc.typeTesept_BR


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