Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBatista, Ana Priscilapt_BR
dc.contributor.otherWeber, Lidia Natalia Dobrianskyjpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T12:54:58Z
dc.date.available2020-08-05T12:54:58Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34878
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Lidia Natalia Dobrianskyj Weberpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/11/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A escola configura-se como um dos principais contextos sociais no qual a criança está inserida. Em tal ambiente, professores orientam os comportamentos dos alunos estabelecendo diferentes climas emocionais no uso das estratégias educativas. O modelo de socialização proposto pela área de Estilos Parentais, a partir das dimensões de responsividade e exigência, fornece um bom suporte teórico para a compreensão de como os professores influenciam o comportamento de seus alunos, assim como o estudo acerca do controle aversivo, que também está presente em tal interação. O objetivo do presente trabalho foi construir um Inventário de Estilos de Liderança de Professores (IELP) de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, para identificar tais estilos considerando as Escalas de Responsividade, Exigência e Controle Aversivo, bem como analisar os parâmetros psicométricos do instrumento e os dados normativos para os municípios de Irati e região. A construção do IELP abrangeu os seguintes passos: definição dos constructos teóricos: Responsividade, Exigência e Controle Aversivo, aplicados à análise da interação professor-aluno; considerações da literatura sobre construção de instrumentos psicológicos; observações em escolas e entrevistas com diretoras e alunos. A partir da versão inicial dos itens, o IELP foi submetido: 1) à análise semântica por crianças que faziam parte da própria população para a qual o teste foi construído e 2) à validade de conteúdo, por meio do cálculo de concordância de juízes especialistas na área. Após, foi feita a aplicação do instrumento, de forma coletiva, em salas de aula de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, num total de 345 participantes. Os dados foram analisados em dois momentos da coleta de dados: 1º) análise das respostas de 113 participantes aos 70 itens do IELP, que demonstrou a distribuição normal dos dados e a unidimensionalidade de cada uma das Escalas. Com a análise das cargas fatoriais, o número de itens em cada Escala foi reduzido, sendo excluídos os que apresentaram valores abaixo de 0,3. Assim, a Escala Responsividade passou de 22 para 21 itens, Exigência de 22 para 16 e Controle Aversivo de 26 para 19. A versão final do IELP ficou com 56 itens e foi aplicada a mais 232 participantes. Os resultados da amostra total (n=345), referente aos 56 itens, mostraram que o IELP apresentou 1) validade de construto: os valores do Alpha de Cronbach indicaram boa intercorrelação entre os itens em cada Escala (?= 0,86 para Responsividade, ?= 0,74 para Exigência e ?= 0,85 para Controle Aversivo) e a análise das cargas fatoriais mostrou que os itens pertenciam a um único fator em cada Escala, sendo que todos os itens apresentaram carga fatorial > 0,3; 2) precisão: foram satisfatórios, para cada Escala, os valores do Alpha de Cronbach e os índices de precisão (p<0,001 em cada Escala) obtidos a partir do método das duas metades (split-half). Os escores das Escalas não apresentaram diferença estatisticamente significativa (p>0,05) entre os gêneros e entre os 4º e 5º anos. Entretanto, houve diferença significativa (p<0,05) entre escolas públicas e particulares nos escores de todas as Escalas do IELP, sendo que todas as médias das escolas públicas foram superiores às das escolas particulares. Assim, foram criadas tabelas normativas para cada tipo de escola com os escores brutos expressos por meio de percentis. Com esses resultados, conclui-se que o IELP é um instrumento válido, fidedigno, normatizado e de fácil aplicação, que poderá ser utilizado em futuras pesquisas e práticas, contribuindo para reflexões que possam auxiliar no processo de mudança de comportamentos de professores e, consequentemente na qualidade na relação com os alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The school configures itself as one of the main social contexts which the child is inserted in. At such environment, teachers orientate the students's behavior establishing different emotional climates in the use of educational strategies. The socialization model proposed by the area of Parental Styles, as from the dimensions of Responsiveness and Demandingness, provides a good theoretical bracket to the comprehension of how the teachers influence the students's behavior, as well as the study on Aversive Control, which is also present in such interaction. The objective of the present paper was to construct an Inventory of Teachers's Leadership Styles (IELP) of 4° or 5° years of Basic Education to identify such styles considering the Responsiveness, Demandingness and Aversive Control Scales, as well as to analyze the psychometric parameters of the instrument and the normative data to the city of Irati and region. The construction of the IELP covered the following steps: definition of the theoretical constructs: Responsiveness, Demandingness and Aversive Control applied to the analysis of the teacher-student interaction; considerations of literature on the construction of psychological instruments; observations in schools and interviews with principals and students. As from the initial version of the items, the IELP was submitted: 1) the semantic analysis by children that were a part of the own population to which the was constructed and 2) to the content validity, through agreement calculus of specialist judges in the area. Afterwards, was made the instrument application, collectively, in classrooms of 4° and 5° years of Basic Education in public and private schools, totaling 345 participants. The data were analyzed in two moments of the data collection: 1) Analysis of the answers of 113 participants to the 70 items of the IELP, which demonstrated the data's normal distribution and the unidimensionality of each one of the Scales. With the analysis of factorial charges, the number of items in each Scale was reduced, being excluded the ones that presented values under 0,3. So, the Scale of Responsiveness passed from 22 to 21 items, the Demandingness one passed from 22 to 16, and the Aversive Control from 26 to 19. The final version of the IELP stayed with 56 items and was applied to more 232 participants. The results of the total sample (n=345), referent to the 56 items showed that the IELP presented 1) construct validity: the values of the Cronbach Alpha indicated good intercorrelation between the items in each Scale (?= 0,86 to Responsiveness, ?= 0,74 to Demandingness and ?= 0,85 to Aversive Control) and the analysis of fatorial charges showed that the items belonged to a unique Scale, whereas that all the items presented fatorial charge > 0,3; 2) Precision: were satisfactory to each Scale, the values of Cronbach Alpha and the precision indices (p<0,001 in each Scale) obtained from the method of the two halfs (split-half). The scores of the Scales didn't present any difference statistically significant (p>0,05) between the genres and between 4° and 5° years. However, there was significant difference (p>0,05) between public and private schools in the scores of all the IELP Scales, whereas that all the averages from public schools were superior to the ones from the private schools. Therefore, there were created normative tables to each type of school with the gross scores expressed by percentis. With these results, it is concluded that the IELP is a valid, reliable, normatized and of easy application instrument, that can be utilized in future researches and practices, contributing to reflections that may assist the process of teachers's behavior and consequently the quality in the relation with the students.pt_BR
dc.format.extent178 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLiderança - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConstrução e análise de parâmetros psicométricos do Inventário de Estilos de Liderança de Professorespt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples