Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorThielen, Iara Picchioni, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorNovo, Cassiano Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T18:42:12Z
dc.date.available2020-05-13T18:42:12Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34858
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Iara Picchioni Thielenpt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 09/12/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O motociclista envolve-se constantemente em um ambiente de elevado risco, gerando colisões que provocam desde perdas financeiras, traumas físicos e psíquicos até mortes no mundo todo. Essas colisões têm como principal causa o comportamento humano, e este é influenciado diretamente pela percepção de risco das pessoas envolvidas no trânsito. É a percepção que possibilitará aos seres humanos a identificação, análise e tomada de decisão necessária para reagir diante dos riscos e tornar o trânsito mais seguro. Esta pesquisa investiga quatro comportamentos de risco - exceder a velocidade, avançar o sinal vermelho, utilizar celular enquanto dirige e dirigir sob influência de álcool - visando analisar as variáveis: frequência do comportamento, magnitude, controle e benefícios do risco e sua associação com a percepção de risco de motociclistas infratores. O método da pesquisa é exploratório e foi utilizado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicado em forma de entrevista com motociclistas infratores. As perguntas fechadas foram analisadas com auxílio do Software SPSS (Statistical Package for Social Sciences), e as abertas, pela análise temática de Laurence Bardin. Dos quatro comportamentos estudados nesta pesquisa, os resultados mostram que: a frequência dos comportamentos é bastante significativa pois grande parte dos entrevistados assume se comportar de maneira arriscada: 93% excedendo a velocidade, 45% avançando o sinal vermelho, 44% utilizando celular e 45% dirigindo sob influência do álcool. A variável controle do comportamento possui relação direta com a frequência do mesmo, intensificando quando possui benefícios percebidos, mesmo identificando elevada magnitude de risco. As variáveis controle e benefícios devem ser exploradas nas pesquisas científicas envolvendo motociclistas, focalizando sua interação com a percepção de riscos, os comportamentos adotados e sua influência nos acidentes de trânsito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Biker engages constantly in a high risk environment, producing collisions and financial losses, physical and psychic traumas even deaths worldwide. These collisions are the main cause of human behavior, and this is directly influenced by the perceived risk of the people involved in traffic. It is the perception that enables humans to the identification, analysis and decision making needed to react to the risks and make traffic safer. This research focuses on four risk behaviors - speeding, move the red, using mobile phone while driving and driving under influence of alcohol - aiming to analyze the variables: frequency behavior, magnitude, control and benefits of risk and its association with the perception risk offenders motorcyclists. The research method is exploratory and used a questionnaire with open and closed questions applied by interview. Closed questions were analyzed with the software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) and the others using the thematic analysis by Laurence Bardin. The results show that: the frequency of behaviors offenders is quite significant because most motorcycles assumes behave risky: 93 % speeding, 45% advancing red light, 44% using mobile and 45% driving under influence of alcohol. The variable control of behavior is directly related to the frequency of it, intensifying when it has perceived benefits, even identifying high magnitude of risk. The control variables and benefits should be explored in scientific research involving motorcyclists, focusing on its interaction with risk perception, the adopted behavior and its influence on traffic accidents.pt_BR
dc.format.extent102f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMotociclistaspt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectSegurança de transito - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTrânsito - Infraçõespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titlePercepção de risco de motociclistas infratorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples