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dc.contributor.authorGarcia, Wallisten Passospt_BR
dc.contributor.otherPan, Miriam Aparecida Graciano de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-20T14:32:31Z
dc.date.available2014-02-20T14:32:31Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/34793
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investiga a constituição do professor enquanto leitor e escritor em um processo de formação continuada e as contribuições do Psicólogo Escolar para este percurso. Pressupõe que os professores precisam experimentar a leitura e a escrita como prática social e cultural para que seus alunos se apropriem de forma efetiva desses conhecimentos. Nesse sentido, na contribuição que a psicologia pode oferecer a constituição da autoria dos professores, postula-se que é primordial considerar a forma como se tornam leitores/escritores, e os efeitos deste processo em sua prática de ensino da leitura e da escrita. A partir da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, e da teoria crítica da modernidade de Walter Benjamin, neste estudo, a leitura e escrita são compreendidas como produções humanas, transformadoras e criadoras, que formam a consciência do sujeito, inserido em uma coletividade. Portanto, são práticas sociais, discursivas e de narrativas. No aspecto metodológico, este estudo é uma análise discursiva, de fundamentação bakhtiniana, de textos resultantes de um projeto de formação continuada de professoras alfabetizadoras, realizado por um psicólogo, autor desta dissertação, e uma fonoaudióloga. Considerou-se para a análise dos dados: a transcrição dos encontros realizados com as professoras, gravados em áudio e vídeo, denominados de Encontros Dialógicos (ED); os materiais escritos pelas docentes nos ED; as anotações pessoais do psicólogo realizadas nos momentos em que ele esteve presente no contexto escolar. Constatou-se que o processo de formação continuada, que considerou a dimensão estética e política da leitura e da escrita, favoreceu a constituição e o reconhecimento das professoras enquanto autoras. A partir desse reconhecimento, elas atribuíram diferentes sentidos às suas práticas de letramento, que produziram efeitos positivos em seu modo de ensinar os alunos a ler e escrever, e as fizeram rever e ressignificar suas próprias compreensões e relações com a leitura e escrita, resultando em práticas de ensino criativas, significativas e transformadoras. Nesse percurso, evidenciou-se um posicionamento político consistente das professoras, efetivado em seu compromisso com a transformação da realidade educacional e social da qual faziam parte. Discute-se que a formação do professor enquanto leitor e escritor, por meio de uma experiência significativa com a leitura e escrita como práticas sociais e culturais, mostra-se imprescindível para que os mesmos realizem seu trabalho de maneira que as práticas de leitura e escrita ultrapassem a dimensão técnica, mecânica e instrumental, que é o modo como vem sendo realizada e experimentada na escola. Ressalta-se a formação continuada como uma possibilidade legítima de trabalho do Psicólogo Escolar nas questões relativas à leitura e escrita, ao contribuir para constituição da autoria dos professores. Para tanto, considera-se oportuno que este profissional compreenda a leitura e escrita em sua dimensão formadora, discursiva, social e política. Aponta-se a parceria responsiva ativa, fundamentada no dialogismo bakhtiniano, e a articulação com profissionais de outras áreas e campos do conhecimento, que caracteriza o trabalho interdisciplinar e em rede, como recursos pertinentes para o trabalho do Psicólogo Escolar na formação continuada de professores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologos escolarespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAutoria e políticas de leitura e escrita na formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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