Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGarcia, Wallisten Passospt_BR
dc.contributor.otherPan, Miriam Aparecida Graciano de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T15:36:06Z
dc.date.available2019-12-19T15:36:06Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34793
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Miriam Aparecida Graciano de Souza Panpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 09/09/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investiga a constituição do professor enquanto leitor e escritor em um processo de formação continuada e as contribuições do Psicólogo Escolar para este percurso. Pressupõe que os professores precisam experimentar a leitura e a escrita como prática social e cultural para que seus alunos se apropriem de forma efetiva desses conhecimentos. Nesse sentido, na contribuição que a psicologia pode oferecer a constituição da autoria dos professores, postula-se que é primordial considerar a forma como se tornam leitores/escritores, e os efeitos deste processo em sua prática de ensino da leitura e da escrita. A partir da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, e da teoria crítica da modernidade de Walter Benjamin, neste estudo, a leitura e escrita são compreendidas como produções humanas, transformadoras e criadoras, que formam a consciência do sujeito, inserido em uma coletividade. Portanto, são práticas sociais, discursivas e de narrativas. No aspecto metodológico, este estudo é uma análise discursiva, de fundamentação bakhtiniana, de textos resultantes de um projeto de formação continuada de professoras alfabetizadoras, realizado por um psicólogo, autor desta dissertação, e uma fonoaudióloga. Considerou-se para a análise dos dados: a transcrição dos encontros realizados com as professoras, gravados em áudio e vídeo, denominados de Encontros Dialógicos (ED); os materiais escritos pelas docentes nos ED; as anotações pessoais do psicólogo realizadas nos momentos em que ele esteve presente no contexto escolar. Constatou-se que o processo de formação continuada, que considerou a dimensão estética e política da leitura e da escrita, favoreceu a constituição e o reconhecimento das professoras enquanto autoras. A partir desse reconhecimento, elas atribuíram diferentes sentidos às suas práticas de letramento, que produziram efeitos positivos em seu modo de ensinar os alunos a ler e escrever, e as fizeram rever e ressignificar suas próprias compreensões e relações com a leitura e escrita, resultando em práticas de ensino criativas, significativas e transformadoras. Nesse percurso, evidenciou-se um posicionamento político consistente das professoras, efetivado em seu compromisso com a transformação da realidade educacional e social da qual faziam parte. Discute-se que a formação do professor enquanto leitor e escritor, por meio de uma experiência significativa com a leitura e escrita como práticas sociais e culturais, mostra-se imprescindível para que os mesmos realizem seu trabalho de maneira que as práticas de leitura e escrita ultrapassem a dimensão técnica, mecânica e instrumental, que é o modo como vem sendo realizada e experimentada na escola. Ressalta-se a formação continuada como uma possibilidade legítima de trabalho do Psicólogo Escolar nas questões relativas à leitura e escrita, ao contribuir para constituição da autoria dos professores. Para tanto, considera-se oportuno que este profissional compreenda a leitura e escrita em sua dimensão formadora, discursiva, social e política. Aponta-se a parceria responsiva ativa, fundamentada no dialogismo bakhtiniano, e a articulação com profissionais de outras áreas e campos do conhecimento, que caracteriza o trabalho interdisciplinar e em rede, como recursos pertinentes para o trabalho do Psicólogo Escolar na formação continuada de professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigates the constitution of the teacher as reader and writer through a process of continuous training and the contributions of the School Psychologist for this process. Presupposes that teachers need to experience the reading and the writing as social and cultural practice, for that their students to take ownership of this knowledge effectively. In that sense, in the contribution that psychology can offer the constitution authored by the teachers, it has been hypothesized that it is crucial to consider how they become readers / writers, and the effects of this process in their practice of teaching reading and writing. As from the philosophy of Mikhail Bakhtin language, and critical theory of modernity of Walter Benjamin, in this study the reading and writing are conceived as human productions, transformative and creative, forming the consciousness of the subject, inserted in a collectivity. So are social, discursive and narrative practices. In the methodological aspect, this study is bakhtinian discursive analysis of texts arising from a project of continuous training of literacy teachers, conducted by a psychologist, author of this dissertation, and one phonoaudiologist. Was considered for analysis of the data: the transcription of meetings arranged with teachers which were recorded in audio and video, called dialogic encounters (DE); the texts written by teachers; personal notes of the psychologist performed in times when he was present at the school context. It found that the process of continuous training, who considered the esthetics and political dimension of reading and writing, promoted the constitution and recognition of teachers as authors. As of that recognition, they have attributed different meanings to their literacy practices that have had a positive impact in their way of teaching students to read and write, and have attributed new meanings to their own understandings and new relationships with reading and writing, resulting in practices creative, meaningful and transformative. Along the way, became evident a consistent political position of teachers, effective in its commitment to the transformation of education and society of which they were part. It is discussed that the formation of the teacher as reader and writer, through a meaningful experience with reading and writing as social and cultural practices, seems indispensable for them to perform your work in order to overcome the practices of reading and writing technical, mechanical and instrumental that's the way has been undertaken and experienced in school. We highlight the continued training as legitimate possibility of the School Psychologist to work on issues related to reading and writing, to contribute to the constitution of the authoring of teachers. For this, it is considered appropriate this professional understand reading and writing in their discursive, social and political dimension. Based on Bakhtin's dialogism, pointing to active responsive partner, and interaction with professionals from other areas and fields of knowledge that characterizes the interdisciplinary and networked work as relevant resources for the work of the School Psychologist the continues training of teachers.pt_BR
dc.format.extent125f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologos escolarespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleAutoria e políticas de leitura e escrita na formação de professores : uma contribuição à/da psicologia escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples