Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCampos, Ana Maria Gomespt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-25T19:18:39Z
dc.date.available2020-09-25T19:18:39Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34581
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/11/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Muitos autores têm buscado estabelecer relações entre dificuldades de aprendizagem na leitura com habilidades metalinguísticas. Contudo, ainda são pouco numerosos os estudos que analisam as habilidades metalinguísticas nos alunos com dislexia do desenvolvimento. Este estudo, de caráter exploratório-descritivo, teve como objetivo investigar o desempenho individual de estudantes com dislexia do desenvolvimento (dislexia fonológica e de superfície), em tarefas de avaliação de quatro habilidades metalinguísticas: consciência fonológica, consciência lexical, consciência morfológica e consciência sintática. O número de participantes, segundo o critério adotado, culminou em um grupo restrito formado por nove integrantes: sete alunos com dislexia fonológica e dois alunos com dislexia de superfície, o que definiu um trabalho voltado a estudos de caso. A pesquisa foi baseada em cinco tipos de provas: prova de leitura de palavras isoladas, provas de avaliação da consciência fonológica (CONFIAS), prova de avaliação da consciência lexical, provas envolvendo a consciência morfológica e provas de consciência sintática (PCS). Esperava-se que os estudantes com dislexia de superfície tivessem melhor desempenho nas provas que avaliam a consciência fonológica do que os alunos com dislexia fonológica. Esta hipótese foi confirmada, pois foram encontradas diferenças expressivas de desempenho entre os participantes nas subprovas fonêmicas, com desempenho superior entre os participantes com dislexia de superfície. De outra parte, esperava-se também que os estudantes com dislexia fonológica tivessem melhor desempenho em todas as outras provas de avaliação das habilidades metalinguísticas. Esta hipótese foi parcialmente comprovada. No que se refere à consciência lexical, verificou-se que as habilidades dos participantes não acompanham as diferenças relativas ao procedimento de leitura preferencialmente utilizado. Em relação à consciência morfológica, verificou-se que o desempenho dos grupos foi semelhante nas provas que abordaram a morfologia flexional e diferente nas provas envolvendo morfologia derivacional, em que os estudantes com dislexia fonológica apresentaram melhor desempenho. Quanto ao desempenho nas provas de avaliação da consciência sintática também foram encontrados resultados muito próximos a todos os participantes, embora com ligeira superioridade obtida pelos participantes com dislexia fonológica, especialmente na subprova em que foi solicitada correção gramatical de frases que continham incorreções gramaticais e semânticas. Neste trabalho de pesquisa não se buscou a relação da dificuldade no processo da escrita e tampouco a questão de compreensão da leitura. Buscou-se a concentração no reconhecimento de palavras, identificação da rota utilizada e o desempenho dos estudantes com dislexia do desenvolvimento em habilidades metalinguísticas. Conclui-se que o aumento do domínio da leitura entre estes alunos requer que desenvolvam não apenas a consciência fonêmica, que facilita o processo de conversão grafema-fonema, mas também outras habilidades metalinguísticas. Habilidades estas que podem servir como apoio para a leitura. Desta forma o aluno não fica restrito ao que é capaz de decodificar, pois pode utilizar outras pistas presentes na escrita ? entre elas as regras morfossintáticas e o próprio contexto sintático-semântico do texto ? como auxílio no processo de identificação/compreensão das palavras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Many authors have sought to establish relationships between reading difficulties and metalinguistic skills. However, very few studies exist that analyze metalinguistic skills of students with developmental dyslexia. The goal of this study, which is exploratory-descriptive in nature, was to investigate the individual development of students with developmental dyslexia (phonological and surface dyslexia), through assesment tasks of four metalinguistic skills: phonological awareness, lexical awareness, morphological awareness and syntactical awareness. The number of participants, according to the criteria used, culminated in a restricted group formed by nine members: seven students with phonological dyslexia and two students with surface dyslexia, defining this work as a case study focus. The research was based on five types of tests: a test of reading isolated words, tests evaluating phonological awareness (CONFIAS), tests evaluating lexical awareness, tests involving morphological awareness, and tests of syntactical awareness (PCS). It was hoped that the students with surface dyslexia would have a better performance on the tests that evaluated phonological awareness than the students with phonological dyslexia. This hypothesis was confirmed, as significant differences in performance were found between participants performing phonemic tasks, with superior results from the participants with surface dyslexia. On the other hand, is was also hoped that the students with phonological dyslexia would have a better performance on all the other tests evaluating metalinguistic skills. This hypothesis was partially proven. With regard to lexical awareness, it was found that the skills of the participants did not match the differences in the reading procedure preferentially used. In regard to morphological awareness, it was found that the performance of the groups was similar in the tests that addressed inflectional morphology and different in the tests that involved derivational morphology, in which the students with phonological dyslexia showed the best performance. As for the performance on tests evaluating syntactical awareness, very similar results were found among all participants, although a slight superiority was obtained by the participants with phonological dyslexia, especially in the tasks that solicited correction of phrases that contained grammatical and semantic errors. This research project did not seek the relationship of the difficulty in the writing process, nor the question of reading comprehension. It sought to concentrate on word recognition, identification of the route and materials used and the performance of students with developmental dyslexia in metalinguistic skills. It is concluded that the increase of reading skills among these students requires that they develop not only a phonemic awareness, which facilitates the grapheme-phoneme conversion process, but also other metalinguistic skills, which can serve as a support for reading. In this way the student is not restricted to what they are able to decode, but can use other available written clues--among them being morphosyntactic rules within its own syntactic-semantic context--as assistance in the process of identification/understanding words.pt_BR
dc.format.extent172 f. : il. [algumas color.], tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças disléxicaspt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectLinguagem - Testes de aptidãopt_BR
dc.subjectLeitura - Testespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise do desempenho em leitura e em provas de habilidades metalinguísticas de crianças com diagnóstico de dislexiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples