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dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorRocha, Marcospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-06T13:29:05Z
dc.date.available2020-08-06T13:29:05Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34421
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Foram investigadas as influências que as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCO - 2008) têm exercido sobre a prática pedagógica dos docentes que trabalham com a Disciplina de Ciências na rede pública do Estado do Paraná, a partir do que eles dizem sobre as relações entre o currículo escrito e o currículo praticado. Os participantes da investigação, professores de Ciências da Rede Pública do Estado do Paraná, foram organizados em dois grupos: o primeiro, composto por aqueles que atuam como técnicos pedagógicos nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e o segundo, por professores de Ciências que atuam na escola. As informações foram obtidas através de instrumentos respondidos pelos participantes por meio de formulário eletrônico, e analisadas com auxílio de software específico, tomando como referência os pressupostos da Análise de Conteúdo. Foram identificados elementos da prática docente do segundo grupo e estabelecidas relações com aspectos relevantes dessa prática relacionados aos pressupostos contidos na DCO de Ciências. As respostas dadas pelos dois grupos foram comparadas entre si e com os pressupostos das DCO de Ciências. Assim, foi possível estabelecer relação entre as opiniões dos técnicos pedagógicos e dos professores, ou seja, entre aqueles que estão mais próximos do prescrito pelas Diretrizes e aqueles que as interpretam e as praticam em sala de aula. Os resultados das análises, organizados com base no modelo de mudança curricular de Ivor F. Goodson, mostraram que a seleção de conteúdos de Ciências pelos professores participantes mantém a estrutura tradicional, prevista nos livros didáticos de Ciências mais usados e afasta-se da proposta das DCO - Ciências. Os resultados da investigação mostraram haver pouco contato das instâncias oficiais com os professores, seja em encontros de formação, seja em reuniões descentralizadas. Mostraram também que o currículo de Ciências praticado pouco se aproxima do currículo de Ciências escrito, para os anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work investigated the influence exerted by the Curricular Guidelines of Basic Education for State Schools (DCO - 2008) on the pedagogical practice of teachers who work with the discipline of Sciences in the public school system in the State of Paraná. It was based on what teachers say about the relationships between the written curriculum and the practiced curriculum. The participants of the investigation were Sciences teachers of the public school system in the State of Paraná. They were organized in two groups for the research: the first one was composed by those who work as pedagogy technicians in the Regional Groups of Education (NRE), and the second was composed by Sciences teachers who work in the schools. The information was obtained through research tools answered by participants on an electronic-based form, analyzed with a specific software, taking the presuppositions of Content Analysis as a reference. The answers given by the two groups were compared to each other and to the presuppositions of the Sciences DCO. Therefore, it was possible to establish the relationship between the opinions of pedagogy technicians and teachers, meaning a comparison between those who are closer to what is prescribed by the Guidelines and those who interpret and apply them in the classroom. The analyses results, organized based on the curricular change model by Ivor F. Goodson, showed that the selection of Sciences contents by the participant teachers maintains the traditional structure, which is presented in the most used Sciences textbooks and is distant from the proposal of the DCO - Sciences. The investigation results showed little contact between the official instances and the teachers, made formation meetings or decentralized meetings. They also showed that the practiced Sciences curriculum differs from the written Sciences curriculum for Elementary School grades.pt_BR
dc.format.extent202 f. : il., [algumas color.], grafs.,tab.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiencias - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Curriculospt_BR
dc.titleO escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paranápt_BR
dc.typeTesept_BR


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