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dc.contributor.advisorQuevedo, Jose Remigio Sotopt_BR
dc.contributor.authorFreire, Altair, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T11:48:18Z
dc.date.available2022-07-20T11:48:18Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34375
dc.descriptionOrientador: José Remigio Soto Quevedopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O Brasil apresenta um grande déficit no campo educacional, ocasionado tanto pela qualidade do que é ensinado e que, obviamente, repercute no aprendizado, como pela carência de edificações escolares de qualidade. Sabedores disso, os diversos governantes, em todos os entes da federação, procuram construir o maior número de novas unidades escolares com os recursos disponíveis. Como estes recursos são limitados, e não se pode ter o privilégio de contratar um projeto para cada nova construção, os órgãos responsáveis pelo setor criam um projeto padrão e o multiplicam inúmeras vezes. O Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria de Educação (SEED), também criou diversos padrões que vêm sendo utilizados e aperfeiçoados ao longo dos anos. Todavia, como os projetos são implantados em todas as regiões abrangidas pelo Estado, as obras sofrem todo tipo de problemas característicos da região contemplada. A fim de contribuir com a melhoria de um destes projeto padrão, este trabalho procurou argumentar sobre as causas que originam as patologias do mesmo, segundo as fases do processo construtivo. Para tanto, selecionou uma escola com idade entre cinco e oito anos, na região da cidade de Curitiba, pertencente ao projeto padrão 023, da SEED, a fim de identificar todas as patologias presentes na edificação e classificá-las segundo os grandes grupos da planilha de serviços da Secretaria de Obras (SEOP), bem como quanto às fases do processo construtivo. Através da apresentação e análise dos resultados obtidos mediante a classificação quanto às fases do processo construtivo, concluiu-se que predominam neste projeto as patologias oriundas de execução e de utilização da edificação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Brazil presents a great deficit in the educational field, caused not only by the quality of what is taught, which obviously affects the learning, but also by the lack of edifications of good quality. Knowing such thing, the several leaders in the federation are looking for the building of a bigger number of school units with the available resources. Being them limited, and not counting on the privilege of having a new project for each new construction, the organizations that are responsible for this area of the public service create a pattern project and use it in several occasions. The state of Parana, through the intermediary of the Department of Education, also created many patterns that have been used and perfected through the years. However, as the projects are implanted in every region of the state, the constructions suffer from very diversified problem, specific from the where they are being built. To contribute to the improvement of one of these pattern projects, this study sought to argue about the possible causes of the origin of such pathologies, according to the phases of the construction process. To do so, it selected a school aging between five and eight years, in the region of the city Curitiba, belonging to the project 023, of the Department of Education, to identify each pathology in the edifications and classify them according to the groups of the spreadsheet services of the Department of Construction, as well as to the phases of the Construction Process. Through the presentation and analysis of the results obtained by the classification accorded to the Construction Process, it was concluded that the majority of the evidenced issues are cause by the execution and utilization of the edification.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectObras publicaspt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titlePatologia nas edificações públicas do Estado do Paraná : estudo de caso da unidade escolar padrão 023 da Superintendência de Desenvolvimento Escolar - SUDEpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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