Conforto térmico nas edificações escolares públicas : análise da implantação do projeto padrão 023 da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná
Resumo
Resumo: O Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) tem como proposta ser um condutor de política pública em prol da qualidade da educação, constituindo uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do programa de desenvolvimento educacional (PDE) para a educação básica. Sua análise é realizada através do fluxo escolar e mmédias de desempenho nas avaliações, porém, sem a avaliação do espaço físico escolar, que é considerado como parte do currículo por vários profissionais da educação. A configuração física do ambiente escolar e a adaptação do estudante a este meio exercem grande influência na evolução do aprendizado. No contexto das edificações escolares, o projeto padrão se insere como uma edificação escolar com vantagens de racionalização construtiva e economia. Porém, as condições de conforto ambiental não são sistematicamente consideradas como princípio de projeto, ou seja, o projeto padrão não possui flexibilidade de adaptação às características climáticas e do terreno onde poderá ser construído. A falta de flexibilidade nestes projetos acarreta condições desfavoráveis principalmente no conforto térmico da edificação, que interferem na produtividade, motivação e concentração dos usuários. Com o estudo do clima e das estratégias bioclimáticas pela Carta de Givoni e NBR 15220-3 é possível compreender a real necessidade imposta pelo meio ambiente e readequar os pontos mais relevantes para o projeto da edificação. A adequação dos projetos deve entre outros aspectos, considerar uma adequada implantação e orientação das edificações, desta maneira é possível obter benefícios de ventilação, resfriamento e aquecimento, evitando recursos artificiais de climatização. Abstract: The Index of Basic Education Development (IDEB) have as a propose to be a driver of public policy in favor of quality education, providing a tool for monitoring the quality goals for the Educational Development Program (EDP) for basic education. His analysis is performed using the student flow and average performance evaluations, however, without an evaluation of the physical space that is considered part of the curriculum for many teachers. The physical configuration of the school environment and the student adaptation to this environment exerts great predominance in the evolution of learning. The standard design of the school building has the advantages of constructive rationalization and economy. However, the conditions of comfort are not routinely considered as design principle, in other words, the standard design has no flexibility to adapt to climatic and terrain where is being built. The lack of flexibility leads to unfavorable conditions in these projects mainly in the thermal comfort of the building, that interfere with productivity, motivation and concentration of users. With the study of climate and bioclimatic strategies by the Charter of Givoni and NBR 15220-3 it is possible to understand the real necessity imposed by the environment and readapt the most relevant points to the building project. The project readapt should among other things, consider the deployment and orientation of the buildings properly to have benefits of ventilation, cooling and heating, preventing artificial climate control features.