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dc.contributor.authorCosta, Regina Célia Gradowski Farias dapt_BR
dc.contributor.otherBolsanello, Maria Augustapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Maria de Fátima Minetto Caldeirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T17:33:32Z
dc.date.available2020-10-01T17:33:32Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33824
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanellopt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª Maria de Fátima Minettopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/09/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 79-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa investigar o estado do conhecimento sobre a Estimulação Precoce no conjunto das teses e dissertações brasileira no recorte de tempo de 2000 a 2011, por meio de seus resumos. Foram selecionadas 22 pesquisas, sendo que destas, 18 são dissertações de mestrado e quatro são teses de doutorado. A investigação visou elencar, descrever, compreender, explicar e analisar os rumos das políticas e dos serviços de estimulação precoce, identificando o percurso percorrido pelos autores a respeito do tema. O estudo configura-se por seu caráter investigativo e bibliográfico numa abordagem de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental. Para análise dos dados coletados nas pesquisas mapeadas foram elaboradas oito categorias e analisadas separadamente. A pesquisa procura respostas para as indagações cotidianas, tentando conduzir a uma síntese integrativa por meio do estado do conhecimento da Estimulação Precoce, sistematizando os dados obtidos na produção acadêmica brasileira. A investigação demonstra novas possibilidades e tendências, revelando enfoques e perspectivas referentes à essas temáticas e fornecendo subsídios para a geração de práticas de atendimento mais competentes e eficazes neste campo de estudo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims at investigating the Early Stimulation status of knowledge through examining a set of abstracts of Brazilian theses and dissertations in the period of time between 2000 and 2011. The work selected 22 researches, 18 master's degree dissertations and four doctorate theses. Our investigation aimed at listing, describing, understanding, explaining and analyzing early stimulation service and policy directions through identifying the path followed by the authors concerning the present theme. The present study is investigative, bibliographic and qualitative. Data collection was carried out through document analysis. The analysis of data collected by the mapped research comprised the elaboration of eight categories, which were analyzed separately. The research seeks answers to daily questions and leads to an integrate synthesis through the Early Stimulation status of knowledge, by systematizing the available data collected from the Brazilian academic production. The research results show new possibilities and trends revealing approaches and perspectives concerning these themes and providing inputs towards generating more competent and efficient attendance practices, in the study field.pt_BR
dc.format.extent123 f. : il. algumas color. , tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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