A transiçao do ser adolescente puérpera ao papel materno sob o enfoque do cuidado de enfermagem
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Data
2004Autor
Machado, Margareth Voigt Pisconti
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Resumo: Este estudo tem como objeto a transição ao papel materno vivenciada pelo ser adolescentepuérpera em seu existir. Surgiu das inquietações e da experiência como enfermeira edocente na área materno-infantil. Para a elucidação objetivou compreender o processo detransição ao papel materno vivenciado pelo ser adolescente puérpera sob o enfoque docuidado de enfermagem. As idéias de Meleis e autores pertinentes ao tema serviram desuporte teórico para a análise compreensiva dos depoimentos. O método utilizado foi apesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. A aproximação aos sujeitos foimediada pela entrevista semi-estruturada fenomenológica. O desvelamento compreensivopor meio da análise fenomenológica proposta por Martins e Bicudo (1994) possibilitou odesocultar da vivência do ser adolescente na simultaneidade da transição desenvolvimental,situacional e de saúde-doença para a aproximação ao fenômeno do alcance ao papelmaterno. Os sujeitos do estudo foram oito adolescentes puérperas atendidas no ambulatóriode uma maternidade pública de Curitiba. Foi possível apreender as unidades designificação: a transição desenvolvimental vivenciada pelo ser adolescente, a transiçãosituacional na experiência do ser diante da simultaneidade da adolescência e gestação, e atransição ao papel materno: mobilizando recursos internos e externos. A percepção do seradolescente puérpera a partir de sua visão de mundo mostra a compreensão de que oseventos transicionais adquirem diferentes significados para cada ser que experiencia amesma situação, necessitando do cuidado transicional de enfermagem para oenfrentamento e a adaptação que o papel materno exige. Como ser enfermeira me vienvolvida com as expressões do ser adolescente no processo de transição e foi possívelrefletir e lançar um olhar atento sobre minha própria cotidianidade, valorizar o ser em seumodo existencial a partir de sua singularidade. Percebi que a vivência de todo o processotransicional é permeada de possibilidades, o que significou abrir mão do preestabelecido, dopré-concebido para apreender o vivido, o fenômeno próprio do ser. Foi possível captar o seradolescente como um projetar-se, um vir-a-ser, com planos futuros de valorização pessoalocupando seu espaço de ser na vivência do papel materno. Logo, descobri que lidar com oser adolescente puérpera é relacionar-se com zelo, é cuidar atuando com dedicação,delicadeza, consideração, pondo-se disposta nesse cuidar baseada nas vivências passadase na expectativa de futuro. Assim a transição do ser adolescente acontece nasimultaneidade do ser adolescente, ser adolescente gestante e ser adolescente puérperanum movimento circular. A riqueza das informações deste estudo impulsionam a prosseguir,a continuar o desvelamento, a suscitar nos enfermeiros o desejo de buscar o inovador, odiferencial para executar o cuidado transicional voltado a cada situação em especial, diantede cada ser também especial. Este final de trabalho suscita o início de novas descobertas. Abstract: This study objectifies the transition to maternal role experienced by a puerperal teenager. Itevolved from my relentlessness and experience as a nurse and professor in the mother/childfield. It aimed to apprehend the transitional process to motherhood lived by a puerperalteenager in the light of nursing care. Meleis's ideas as well as other theme-related authorsgrounded the comprehensive analysis of the accounts. The method used was qualitativeresearch with a phenomenological approach. Encounter with the subjects was mediated by asemi-structured interview. Comprehensive elucidation by means of phenomenologicalanalysis proposed by Martins and Bicudo (1994) enabled to unveil a teenager's experiencealong the simultaneity of developmental, situational, health/disease transition to approach thephenomenon of reaching maternal role. The subjects involved in the study were eightpuerperal teenagers seen to in a day-clinic of a public maternity hospital in Curitiba/Brazil. Itwas possible to apprehend meaningful units: developmental transition experienced by theteenager, situational transition experienced by the teenager facing the simultaneity ofadolescence and gestation, and the transition to maternal role, demanding internal andexternal resources. The perception of a puerperal teenager through her world vision enablesto understand that transitional events take on different meanings to each subject who isundergoing the same situation, thus requiring transitional nursing care for coping andadaptation that the maternal role demands. It can be concluded that the researcher isinvolved by the expressions of a teenager going through this transitional process and is ledto ponder and cast a careful look over his/her own daily life, valuing the teenage being in herexistential way, due to her uniqueness. Experiencing the transitional process is permeatedby possibilities, which means to do away with settled, preconceived ideas to apprehend whatis being undergone, the phenomenon of the being. It was possible to understand theteenager as a future outlook, a coming to be, with future plans of self-valuing, struggling forher place while experiencing maternal role. Dealing with the puerperal teenager means acareful relationship, dedicated, delicate, thoughtful caring, willing to care based on pastexperience as well as on future expectations. Thus, those teenagers' transition occurs in around movement, simultaneous to adolescence, gestation and puerperium. The wealth ofinformation provided by this study encourages the continuation of unveiling, encouragesnurses to search for innovations, for the differential to carry out transitional care keeping inmind each unique situation, facing each unique being. Therefore, the conclusion of this studybrings forth the beginning of new breakthroughs in teaching, research and practice.
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