O fortalecimento do ecossistema comunicativo entre os profissionais da escola via mídias : uma emergência
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Data
2011Autor
Vriesmann, Gláucia Cristina Belasque
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Resumo: Em razão das mudanças aceleradas nas formas de pensar e agir impostos pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea, o relacionamento intraescolar sofreu influências marcantes na concepção hierárquica das funções. Atualmente, o impacto se vê presente essencialmente na comunicação escolar, sendo que já não se concebe mais a conduta autoritária e individualista da equipe administrativa, que cede lugar para a ação coletiva numa perspectiva de gestão compartilhada. Na linha de pensamento de Paulo Freire a pesquisa trás a sensibilidade necessária para o bom relacionamento e respeito ao próximo e sob o olhar do professor Ismar de Oliveira Soares, um dos precursores do conceito "educomunicação" e "ecossistema comunicativo" no país, houve a prática das novas relações escolares. Objetivando aperfeiçoar o ecossistema comunicativo escolar entre professores, pedagogos e direção através das mídias existentes nas escolas públicas do Paraná, o presente trabalho intenciona a redução do distanciamento causado pela burocratização de tarefas e funções. A pesquisa realizada possuiu interação com os membros investigados, mediados pela participação direta no processo de ensino aprendizagem, definidos pela pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Através das mídias existentes nas escolas, devem-se democratizar as informações e comunicados, ampliar espaços para a participação responsável, desvelar os anseios da comunidade escolar e propor uma organização colegiada são algumas das ações emergenciais visualizadas na teia da comunicação escolar