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dc.contributor.advisorOkimoto, Paulo Cesarpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorBranco, Hideraldo Luiz Osoriopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T13:05:04Z
dc.date.available2024-08-01T13:05:04Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33534
dc.descriptionOrientador: Paulo César Okimotopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A soldagem por resistência de chapas galvanizadas tem inúmeras aplicações por aliar rapidez, produtividade, qualidade e baixo custo. Existem, entretanto, peculiaridades neste processo de soldagem de chapas galvanizadas que podem ocasionar problemas na qualidade da solda na chapa e redução na produtividade da capa de eletrodo, tais como diminuição do diâmetro do ponto soldado, falta de pontos, pontos com respingos, indentação, pontos furados e a formação de latão na superfície de contato da capa de eletrodo, devido à presença da camada de zinco (Zn) na chapa. Neste trabalho foi avaliado o comportamento de 4 diferentes tipos de capas de eletrodo utilizados na soldagem por resistência -CuCrZr, CuZr e CuAl2O3 - durante a soldagem de chapas galvanizadas automotivas. Avaliou-se o desgaste das capas de eletrodo, a produtividade, a variação de dureza devido ao aquecimento, influência da fresagem na qualidade dos pontos de solda e a macroestrutura ao final dos testes. Os resultados mostram que as distintas capas de eletrodos apresentam desempenho diferenciado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The resistance welding for galvanized steel has innumerable applications for uniting rapidity, productivity, quality and low cost. There are, however, some specifications in this process of galvanized plate welding that can cause problems in the quality of the weld in the plate and reduction in the productivity of the electrode cap, such as reduction of the diameter of the welded point, pierced lack of points, points with ridges, over deep and the brass formation in the faying surface of the electrode cap, due to presence of the zinc (Zn) cap in the plate. This work was evaluated the behavior of 4 different types of used caps of electrode in the welding for resistance - CuCrZr, CuZr and CuAl2O3 - during the automotive galvanized plate welding. The wear of the electrodes caps, the variation of hardness due heating, influence of dresser in the spot welding quality and the macrostructurally in the end of welding test had been. The results show that the distinct electrodes caps present different performance.pt_BR
dc.format.extent113f. : il., algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSoldagempt_BR
dc.subjectChapas de açopt_BR
dc.subjectAço galvanizadopt_BR
dc.subjectEletrodospt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAvaliação de capas de eletrodos utilizadas na soldagem por resistência de chapas galvanizadas automotivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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