Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVoigt, Jane Mery Richterpt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherMoro, Maria Lucia Faria, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T20:08:06Z
dc.date.available2020-09-14T20:08:06Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33518
dc.descriptionAnexospt_BR
dc.descriptionOrientadora: Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Maria Lúcia Faria Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, cujo tema é o uso da informática no ensino da matemática, tem um duplo objetivo: descrever as dificuldades e facilidades que uma professora de prática de ensino encontra ao planejar e realizar aulas para os alunos da Licenciatura em Matemática de uma universidade de Santa Catarina, ao utilizar o software Cabri- Géomètre II no ensino de quadriláteros; e descrever as facilidades e dificuldades que dois alunos do curso acima referido encontram ao planejar e realizar aulas para os alunos de uma 5ª série do ensino fundamental de uma escola particular, com o uso do mesmo recurso. Defendemos que o uso do computador, em cursos de formação de professores, pode favorecer a discussão sobre o papel do professor, sobre o que é ensinar, e sobre como se aprende e, sobretudo, para se refletir sobre a experiência de planejar aulas de matemática e realizar o que foi planejado no cotidiano das salas de aula. Foram investigados três sujeitos, dois estagiários cursando a 3a série e a professora de prática de ensino, no caso, investigadora e autora do presente texto. Os dados foram coletados em situações de: planejamento e realização das aulas aos alunos da 3ª série da Licenciatura em Matemática, observações das aulas dos estagiários, a análise dos planos de aula dos três sujeitos e em entrevistas com os estagiários após o planejamento de suas aulas e após realizarem suas aulas. Com a análise dos dados pudemos descrever diversas facilidades e dificuldades encontradas tanto pelos estagiários como pela professora da prática de ensino. Estas são descritas conforme duas categorias: conhecimento didático sobre o planejamento da aula e sobre a realização da aula. Os resultados apontam algumas facilidades encontradas pelos estagiários e pela professora da prática de ensino ao: movimentar as figuras construídas com o Cabri, organizar os alunos em grupos, manter contato com os alunos, verificar e observar uma diversidade de construções e investigações realizadas pelos alunos ao utilizar o Cabri. Como dificuldades, podemos apontar: o manuseio do software e do equipamento, o acesso a referências bibliográficas, a discussão das atividades no final da aula, a gestão do tempo e a reserva do laboratório. A discussão dos resultados nos revelou o quanto é importante refletir sobre a nossa prática e a dos formadores de professores com vistas a uma alteração dos rumos da Licenciatura. Não basta realizar algumas experiências durante as aulas de prática de ensino. Elas não são eficazes, se não houver um compromisso de todo o corpo docente dos cursos de formação de professores de Matemática com a sua própria prática de ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, which theme is the uses of computing in learning mathematics, has as main objective trying to describe the facilities and difficulties that the probation teacher has to develop dynamics in teaching classes to graduation course in mathematics students using the software called "Cabri -Géomètre II" in quadrilateral learning; and the facilities and difficulties that the students of that graduation course have to planning classes and teaching classes to regular student using the same software. This tool (computing) can help teachers and students to discuss about the best ways of teaching and learning mathematics and how can this project, be useful in planning lessons. Three subjects have been investigated. Two trainees in the graduation course of mathematics in a university of Santa Catarina in the third period of the course and the teacher of learning dynamics take the place of researchers. The notes have been taken during: the develop dynamics in teaching classes, observing the trainees classes, activities developed by them in their teaching plans and teaching classes. After that, trainees have been interviewed and their answers were collected. Some facilities and difficulties that the teacher of learning dynamics and the trainees of the graduation course in mathematics had, can be noticed. There were two main categories of analysis: knowledge to planning classes and dynamics to teach classes. Some facilities have been noticed, as: students observed that pictures built through Cabri can be moved and replaced very easily, to get the students in work groups, the nice relationship between teacher and students and a huge amount of constructions can be done and drawn and the nice ways of using Cabri as a new tool in learning mathematics. Some difficulties have been noticed: how to deal with the software and the computing tool in a good way, how to access specific bibliography, the discussion about mathematics' activities developed in their classes, the management of the classes' time and the reserve of the computing laboratory. The discussions of the results make us think about our and the graduation course in mathematics teachers practice. If the graduation course in mathematics teachers don't change theirs own conceptions about learning and teaching all the dynamics and experiments done with Cabri-Géomètre II will be not effective.pt_BR
dc.format.extent201 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEstágio probatóriopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Matemática em um ambiente informatizado : trabalhando com o Cabri-Géomctre II no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples