Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRitossa, Claudia Monicapt_BR
dc.contributor.authorPazio, Elizabetept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T17:32:30Z
dc.date.available2022-07-22T17:32:30Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33421
dc.descriptionOrientador: Claudia Monica Ritossapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse estudo seccional, realizado ex post facto, de caráter exploratório-descritivo, pretendeu verificar como os professores da disciplina de Geografia do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves (EFMNP), do município de Palmital no estado do Paraná usam o computador e a internet em suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada mediante o uso de metodologias mistas, qualitativa e quantitativa, com métodos múltiplos de investigação. A fase qualitativa privilegiou o estudo de caso, que foi operacionalizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com 03 professoras da disciplina de Geografia e de análise documental telematizada de uma das escolas pública estadual na cidade de Palmital, estado do Paraná. As transcrições foram tratadas mediante a aplicação de técnicas de análise de discurso. A fase quantitativa consistiu na aplicação de levantamento tipo survey seccional, com emprego de questionário estruturado, com amostragem em um grupo da população que compreende 50 estudantes da Educação Básica, sendo 18 de sexta série, 16 de oitava série e 16 do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio pesquisado. Os dados coletados nas entrevistas e nos questionários receberam tratamento estatístico não-paramétrico. Os principais achados indicam que: a) O Colégio pesquisado possui boa infra-estrutura física e tecnológica, mas, apresentam algumas deficiências e insuficiências; b) As professoras têm conhecimento do potencial pedagógico do computador e da Internet como ferramenta pedagógica; c) Os estudantes não conhecem o potencial do computador e da Internet como ferramenta auxiliar em seu processo ensinoaprendizagem; d) A infra-estrutura tecnológica está subutilizada na disciplina de Geografia por falta de treinamento e preparo adequado das professoras; e) Os alunos não reconhecem a escola como local de acesso ao computador e à Internet pela falta de uso do equipamento escolar por parte das professoras em suas aulas; f) O conformismo de grande parte dos estudantes em relação às metodologias de ensino utilizada pelas professoraspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This sectional, descriptive-exploratory study, performed ex post facto, intended to verify how the teachers of Geography at Dr. João Ferreira Neves High School, in Palmital city, State of Paraná, use computer and internet in their teaching. The research was carried through by using several qualitative and quantitative methodologies, with multiple methods of inquiry. The qualitative phase focused on the case study, which was operationalized through semi-structured interviews with 03 teachers of Geography and through telematic documentary analysis of one of the public schools in the city of Palmital, State of Parana. The transcriptions had been treated by applying techniques of the discourse analysis. The quantitative phase consisted of the survey application like sectional survey, with structuralized questionnaire, with sampling in a group of the population that involves 50 students of the Basic Education, being 18 of sixth series, 16 of eighth series and 16 of 2nd year of High School. The collected data in the interviews and the questionnaires had received statistical not-parametric treatment. The main findings indicate that: a) The researched High School has good physical and technology infrastructure, but has some deficiencies and insufficiences; b) The teachers are aware of the educational potential of computers and of the Internet as teaching tools; c) The students do not know the computer and the Internet potential as an auxiliary tool in their teaching-learning process; d) The technological infrastructure is not so used in the discipline of Geography for lack of adequated preparation and training of teachers; e) The students do not recognize the school as a local to access the computer and the Internet, because the teachers do not use the equipment in their classes; f) Most of the students comply with the teaching methods used by teacherspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.titleMídias aplicadas à Geografia : uma investigação no Colégio Estadual Dr. João Ferreira Nevespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples