Resolução de problemas quebra-cabeça no objeto de aprendizagem - PRAL
Resumo
Resumo: O estudo tem por objetivo verificar como um grupo de alunos do Ensino Médio de um Colégio público de União da Vitória é estimulado para a Resolução de Problemas quebra-cabeça com a publicação no Objeto de Aprendizagem – Pral. Os referidos alunos apresentam dificuldades de entendimento de situações problemas que relacionam conceitos básicos da Matemática, bem como desinteresse pela aquisição desse conhecimento científico de maneira formal, desenvolvido durante as aulas. Para realizar o estudo optou-se por dar ênfase aos dados qualitativos inferidos da Resolução de Problemas quebra-cabeça e suas publicações no Objeto de Aprendizagem – Pral pelos alunos. Partindo do desempenho dos alunos nas atividades virtuais disponibilizadas pela pesquisadora, as resoluções dos problemas constituíram o corpus analisado, documentos escritos pelos discentes que foram enviados ao pesquisador. A análise documental da resolução dos cinco problemas quebra-cabeça disponibilizados no Objeto de Aprendizagem foi acrescida pelas observações participativas previstas na pesquisa-ação. A análise de dados foi realizada de forma descritiva e embasada nos seguintes autores: Dante (2005), Polya (2006), Gasparin (2007) e Santos e Moita (2009). Os resultados evidenciaram um desempenho positivo dos alunos na Resolução de Problemas quebra-cabeça com publicação no Objeto de Aprendizagem que demonstram motivação para buscar estratégias de resolução. Conclui-se que a Resolução de Problemas associada a um Objeto de Aprendizagem contribui para um processo de ensino aprendizagem significativo e colaborativo. As mídias na escola, com a utilização das diferentes ferramentas tecnológicas, criam ações no Ensino da Matemática que redimensionam o ambiente escolar, tornando-o participativo, flexível e aberto à trocas de informações e experiências entre os integrantes da escola