A utilização do computador na alfabetização do aluno com deficiência intelectual
Resumo
Resumo: A utilização do computador na educação especial vem demonstrando ser um grande auxílio no processo de ensino-aprendizagem. A introdução do computador na educação tem provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. O capítulo I abrange os instrumentos que se pode utilizar para alcançar através das tecnologias disponíveis o aluno com necessidades especiais e os que supostamente são capazes. O capítulo II fala sobre a informática na educação e a educação especial, procurando mostrar a importância do uso do computador para os portadores de necessidades especiais. O computador pode representar um importante papel no ensino-aprendizagem por pessoas com deficiências, pois seus recursos podem facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos, e que se encontram fora do alcance dessas pessoas. Na Educação Especial, o uso do computador como ferramenta para o desenvolvimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais tem causado importantes avanços no âmbito educacional. O papel do professor também muda nesse contexto, passando de transmissor do conhecimento e dono da verdade absoluta para mediador, que motiva e incentiva os alunos a participarem do processo educativo