A Educação e as ações de combate à violência escolar implantadas pelo Governo do Estado do Paraná : a ação da Patrulha Escolar Comunitária como forma de controle social perverso
Resumo
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a atuação da Patrulha Escolar Comunitária em episódios de violência (ou violências) ocorridos no interior das escolas públicas do Estado do Paraná. Tem como hipótese de que a atuação da Patrulha Escolar Comunitária não contribui para a diminuição de tais violências. No intuito de comprovar tal hipótese, o trabalho desenvolve-se em cinco capítulos. O primeiro, introduz a temática, inerente ao campo educacional, ao campo da Sociologia Política. O segundo, aborda a história da educação no Brasil, salientando suas características autoritárias, fruto da história do país. O terceiro capítulo, menciona a história da polícia e do policiamento, relacionando-o, também, ao histórico autoritário do país. O quarto capítulo, relaciona a educação e a polícia, os dois históricos abordados anteriormente, com vistas a compreender as políticas atuais, como a que mantém o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária. Por fim, tecem-se considerações finais a respeito do texto, encontrando-se uma resposta à hipótese inicial de pesquisa
Collections
- Sociologia política [197]