dc.contributor.advisor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cassol, Flávia Danieli Rech | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T14:44:23Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T14:44:23Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33103 | |
dc.description | Orientador: Gabriela Schenato Bica | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As políticas públicas para os povos do campo visam garantir uma educação de qualidade que valorize as experiências vividas pelos sujeitos que ali vivem. A organização da escola por ciclos de formação humana busca garantir esse direito; respeitar o tempo de aprendizado de cada educando é fundamental para que o aprendizado aconteça. Diante da organização ciclada e da aproximação por área do conhecimento, surgiu à proposta de se trabalhar com oficinas de Língua Portuguesa e Matemática para sanar necessidades apresentadas pelos educandos, as quais apresentaram resultados positivos, evidenciados no progresso cognitivo dos discentes em relação a todas as disciplinas. Houve avanço também, no campo emocional dos envolvidos, a troca de saberes entre os diferentes anos de cada ciclo, e entre os ciclos distintos proporcionou a aproximação entre os educandos, educadores e comunidade escolar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Ciclos de escolarização | pt_BR |
dc.title | Organização escolar ciclada : proposta de oficina por área do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |