As contribuições do ensino de língua estrangeira com adolescentes no campo
Resumo
Resumo: Apresenta relato da experiência desenvolvida na disciplina de língua estrangeira (inglês), com adolescentes da Escola do Campo. Objetivou-se neste trabalho relacionar o conteúdo escolar a ser ensinado com os desafios da educação do campo, pensar a profissionalização e permanência dos jovens no campo; identificar o que pensam sobre a profissionalização do campo e as profissões. Metodologicamente criou-se uma intervenção didática (mala das profissões) aplicada numa sala de aula, com intuito de captar o pensamento dos adolescentes sobre a temática, mediado ainda pela coleta de depoimentos. O trabalho foi embasamento em teóricos como Freire, Arroyo, Leite, Palato e os documentos da SEED - PR. Como consideração aponta-se para a possibilidade e compromisso deste componente curricular com a formação e qualificação dos adolescentes do campo; a legitimação das diretrizes curriculares da SEED e seu vínculo com essa realidade; o ensino de língua estrangeira com adolescentes do campo pode ser trabalhado de maneira a contribuir com o crescimento pessoal e profissional dos mesmos, quando se assume metodologias do ensino que caminham na mesma perspectiva
Collections
- Educação do campo [596]