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dc.contributor.authorSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T19:03:39Z
dc.date.available2020-10-05T19:03:39Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32974
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/08/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 131-134pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa buscou analisar, para conhecer a compreensão de Jogo Dramático nos dizeres de docentes que atuam na educação infantil. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural e para isso utilizei os estudos de Vygotsky (2009, 2000, 1999, 1995), o Materialismo Histórico Dialético em Elkonin (2009), O Jogo Dramático em Slade (1978), Ryngaert (1981, 2009), Courtney (2010), as concepções do jogo como elemento cultural humano em Huizinga (2010). Os procedimentos metodológicos envolveram em um primeiro momento a análise documental e no segundo momento a análise de intervenções pedagógicas, com base nas orientações de Mazzotti e Gewandsznajder, (1998). Para a produção dos dados foi utilizada a técnica de grupos focais, com base nas orientações de Gatti (2012) e, para análise dos dados da pesquisa foi utilizada a proposta metodológica de construção e análise de Núcleos de Significação proposta por Aguiar e Ozella (2013) e a sua relação com a questão do pensamento e da linguagem em Vygotsky (2000). Para isso houve a organização e a apresentação da análise em quatro núcleos de significação, com seus respectivos indicadores. Estes núcleos foram submetidos a três dimensões: realidade, mediação e significações. Assim, as análises das falas permitiram dimensioná-las do seguinte modo: análise da realidade, análise da mediação docente, análise de significações. Houve também o trabalho com a leitura de imagem, identificadas como moderador, por considerar que em um diálogo, tanto a fala, o texto escrito, quanto à imagem são parte integrante de um diálogo. Neste sentido, o Jogo Dramático expresso nas falas se insere como um meio concreto de simular situações cotidianas e não somente um recurso usado para dinamizar determinados conteúdos. As significações produzidas em jogo são as representações propostas em jogo. Para tanto, é necessário haver uma formação docente que dialogue com a complexidade desta linguagem teatral. Conclui assim que o Jogo Dramático na educação é um modo integral de promover o desenvolvimento infantil, de ampliar as possibilidades de expressão da criança, de gerar novos espaços para se discutir a aprendizagem, a formação docente, os currículos, os modelos de avaliação e de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study sought to analyze Dramatic Play through the words of teachers working in early childhood education to find out the understanding of Dramatic Plays. The theoretical framework was cultural-historical and thus studies of Vygotsky (2009, 2000, 1999, 1995), historical dialectical materialism in Elkonin (2009), Dramatic Plays in Slade (1978), Ryngaert (1981, 2009), Courtney (2010), and the concepts of plays as a human-cultural element in Huizinga (2010) were used. The methodological procedures at first involved documentary analysis, and subsequently, the analysis of pedagogical interventions, based on the guidelines of Mazzotti and Gewandsznajder, (1998). To produce the data, the technique of focus groups, based on the guidelines of Gatti (2012) was used, and for the analysis of the survey data, the methodology proposed for the construction and analysis of core of meanings by Aguiar and Ozella (2013) and its relation to the question of thought and language in Vygotsky (2000) were used. For that the organization and presentation of the analysis in four different cores of meaning with their respective indicators. These nuclei were submitted to three dimensions: reality, mediation and meanings. Thus, the analysis of speech enabled the following dimensions: analysis of reality, analysis of teaching mediation, and analysis of meanings. There was also work with the reading of images, identified as moderators, considering that in a dialogue speech, written text, as well as, the image are integral parts of a dialogue. In this sense, the Dramatic Play expressed in speech takes place as a practical means of simulating everyday situations and not just a feature used to boost certain content. The meanings produced in plays are the representations proposed in the play. Therefore, it is necessary to be a trained teacher that speaks to the complexity of such theatrical language. I have thus concluded that Dramatic Plays in education is an integral method of promoting child development, to expand the possibilities of expression of the child, and generate new opportunities to discuss learning, teacher training, syllabi, assessment models and development.pt_BR
dc.format.extent137 f. : il.[algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDo drama ao jogo : a compreensão de docentes da pequena infância sobre o jogo dramáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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