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dc.contributor.otherZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambientalpt_BR
dc.creatorFiedler, Paulo Eduardo Kirrianpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T14:50:56Z
dc.date.available2023-08-30T14:50:56Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32972
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Trombetta Zanninpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Defesa: Curitiba, 04/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 145-156pt_BR
dc.description.abstractResumo: Curitiba, como toda grande capital em contínuo desenvolvimento, agrega este componente à sua vida urbana: a poluição sonora caracterizada pelo ruído urbano. O presente estudo tem por objetivo estudar o impacto ambiental sonoro gerado pelo tráfego rodoviário, através de medições in situ e mapeamento sonoro, tendo como objeto de avaliação os principais eixos de transporte urbano da cidade de Curitiba. Para tanto foram realizadas as seguintes etapas: 1) definição dos locais avaliados; 2) coleta de dados de campo; 3) tabulação dos dados coletados; 4) mapeamento acústico; 5) proposição de medidas mitigadoras; 6) avaliação de cenários futuros; e 7) avaliação conclusiva. O objeto deste estudo é a avaliação do ruído ambiental em 4 (quatro) trechos importantes da cidade que fazem parte dos Setores Especiais Estruturais. O trecho 1 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Sul, abrangendo os bairros: Novo Mundo, Portão e Água Verde. O trecho 2 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Oeste e abrange os bairros: Campina do Siqueira, Bigorrilho e Mercês. O trecho 3 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Sul e abrange os bairros: Seminário, Batel e Centro. O trecho 4 avaliado faz parte do Setor Especial Estrutural Leste e abrange os bairros: Alto da Rua XV, Cristo Rei, Cajuru e Capão da Imbuia. Para caracterizar a poluição sonora nos trechos avaliados, foram realizadas 227 medições em locais diferentes, totalizando mais de 40 horas de medição. As medições sonoras foram realizadas conforme as recomendações da norma NBR 10151/2000. Foi utilizado o software de análise Predictor 8.11 para a realização dos mapas acústicos. Áreas sensíveis ao ruído são as regiões onde as medidas de planejamento e de redução do ruído devem ser executadas prioritariamente. Para identificar essas áreas, foram destacados em cada um dos mapas apresentados os principais hospitais e escolas de cada um dos trechos analisados. Foi avaliado um cenário de referência que representa o "panorama acústico" atual. Foram também criados três cenários hipotéticos e distintos entre si, para avaliar o ruído nas áreas sensíveis. No cenário 1, foi criada a hipótese de que a quantidade de veículos é reduzida em 50% em relação a atual. No cenário 2 foi criada a hipótese da substituição total de ônibus com motor a diesel, por ônibus com motor elétrico. O cenário 3 simula o ruído nas áreas sensíveis considerando o espaço de tempo de 10 anos. Neste cenário foi considerado que a frota de veículos continua a aumentar, segundo as taxas atuais, que são de 5,6% ao ano. Os resultados sugerem que a situação acústica destes trechos caracteriza a existência de poluição sonora. Os cenários apresentados revelaram que as medidas adotadas não foram suficientes para reduzir significativamente os níveis sonoros. Desta maneira, fica evidenciado que apenas uma medida de controle tomada não é suficiente para resolver este problema. É necessário um planejamento de médio e longo prazo, com várias medidas que atuem em conjunto para combater o ruído de forma eficiente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Curitiba, as every large capital city under development, adds this component to its urban life: sound pollution caused by urban noise. The present study aimed to investigate the environmental impact caused by road traffic through measurements in situ and noise mapping, with the purpose of assessing the main urban transportation in Curitiba. This involved the following stages: 1) definition of locations to be assessed; 2) data collection in the field; 3) data tabulation; 4) acoustic mapping; 5) proposal of mitigating measures; 6) assessment of future scenarios; and 7) conclusion. The object of this study was the assessment of environmental noise in 4 (four) relevant stretches that are part of Special Structural Sectors. Stretch 1 is a part of the Special Southern Structural Sector and includes these districts: Novo Mundo, Portão and Água Verde. Stretch 2 is a part of the Special Western Structural Sector that includes these districts: Campina do Siqueira, Bigorrilho and Mercês. Stretch 3 is a part of the Special Southern Structural Sector and includes these districts: Seminário, Batel and Centro. Stretch 4 is a part of the Special Eastern Structural Sector and includes these districts: Alto da Rua XV, Cristo Rei, Cajuru and Capão da Imbuia. In order to characterize noise pollution in the stretches assessed, 277 measurements were made in different locations, totaling more than 40 hours of measurement. Sound measurements were made according to the NBR 10151/2000 Standard. The analysis software Predictor 8.11 was used in the preparation of acoustic maps. Noise sensitive areas are regions where noise planning and reduction measures should be given priority. In order to identify these areas, the main hospitals and schools were highlighted in each of the stretches investigated. A baseline scenario representing the present "acoustic panorama" was evaluated. Three hypothetical scenarios and distinct from each other were created, in order to assess noise sensitive areas. The hypothesis created for scenario 1 was: the number of vehicles is reduced by 50% compared to the present one. For Scenario 2, it was: total replacement of diesel engine buses with electric engine buses. Scenario 3 simulates noise in sensitive areas considering a time span of 10 years. This scenario considered the ever growing fleet, at a current annual rate of 5.6%. Results suggest that the acoustic situation of these stretches characterizes noise pollution. The scenarios presented revealed that the measures adopted were not sufficient to reduce sound levels significantly. Thus, it becomes evident that one single control measure is not sufficient to solve the problem. It is necessary to make a medium and long term planning considering various measures acting together in order to effectively tackle noise.pt_BR
dc.format.extent156f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectRuido urbanopt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectRecursos Hídricospt_BR
dc.titlePoluição sonora nos eixos estruturais de transporte da Cidade de Curitiba - PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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