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dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T20:18:29Z
dc.date.available2020-09-14T20:18:29Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32778
dc.descriptionOrientador: Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, cultura e tecnologiapt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Educaçao matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objetivo principal investigar e analisar os micro-mecanismos específicos de ocorrência de relações assimétricas de poder no âmbito da Educação Matemática. Procura ainda apontar a autogestão pedagógica como uma forma, entre as muitas possíveis, de resistência a essas relações de poder, ou seja, como uma possibilidade de fortalecimento da capacidade crítica e da autonomia dos alunos, a fim de que os mesmos possam resistir à norma de domesticação que lhes é imposta, ainda predominante em nosso sistema educacional. A investigação se dá através de uma pesquisa bibliográfica onde se busca um resgate histórico das relações de poder na Educação e, em especial, na Educação Matemática. Esse resgate, entretanto, não se dá de forma linear, numa continuidade de fatos que levaria a uma origem das relações de poder, mas de forma lacunar, na busca de acontecimentos que emergem no interstício das mesmas.pt_BR
dc.description.abstractResumen: El actual estudio que tiene como cañería objetiva la investigación y el analisis de los micro'n-mecanismos específicos de la ocurrencia de relaciones contra-sime'tricas de poder en el alcance de la educación matemática. Pretende todavía señalar la autogestión pedagógica como una forma, entre las muchas posibles, de la resistencia a estas relaciones de poder, es decir, como posibilidad de fortalecimento de la capacidad crítica y de la autonomía de estudiantes, de modo que los mismos puedan resistir a la norma de domesticación que se impone a ellos, todavía predominante en nuestro sistema educativo. La investigación si da con una búsqueda bibliográfica donde se pretende hacer un rescate histórico de las relaciones de poder en la educación y, en especial, en la educación matemática. Este rescate, sin embargo, no ocurre de forma linear, en una continuidad de los hechos que conducirían al origen de las relaciones de poder, pero de la forma lacunar, en la búsqueda de los acontecimientos que emergen en el intersticio de las mismas.pt_BR
dc.format.extent103 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatematica - Filosofiapt_BR
dc.subjectPoder (Filosofia)pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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