dc.contributor.advisor | Vianna, Carlos Roberto, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-14T20:18:29Z | |
dc.date.available | 2020-09-14T20:18:29Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/32778 | |
dc.description | Orientador: Carlos Roberto Vianna | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação, cultura e tecnologia | pt_BR |
dc.description | Linha de pesquisa: Educaçao matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal investigar e analisar os micro-mecanismos específicos de ocorrência de relações assimétricas de poder no âmbito da Educação Matemática. Procura ainda apontar a autogestão pedagógica como uma forma, entre as muitas possíveis, de resistência a essas relações de poder, ou seja, como uma possibilidade de fortalecimento da capacidade crítica e da autonomia dos alunos, a fim de que os mesmos possam resistir à norma de domesticação que lhes é imposta, ainda predominante em nosso sistema educacional. A investigação se dá através de uma pesquisa bibliográfica onde se busca um resgate histórico das relações de poder na Educação e, em especial, na Educação Matemática. Esse resgate, entretanto, não se dá de forma linear, numa continuidade de fatos que levaria a uma origem das relações de poder, mas de forma lacunar, na busca de acontecimentos que emergem no interstício das mesmas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: El actual estudio que tiene como cañería objetiva la investigación y el analisis de los micro'n-mecanismos específicos de la ocurrencia de relaciones contra-sime'tricas de poder en el alcance de la educación matemática. Pretende todavía señalar la autogestión pedagógica como una forma, entre las muchas posibles, de la resistencia a estas relaciones de poder, es decir, como posibilidad de fortalecimento de la capacidad crítica y de la autonomía de estudiantes, de modo que los mismos puedan resistir a la norma de domesticación que se impone a ellos, todavía predominante en nuestro sistema educativo. La investigación si da con una búsqueda bibliográfica donde se pretende hacer un rescate histórico de las relaciones de poder en la educación y, en especial, en la educación matemática. Este rescate, sin embargo, no ocurre de forma linear, en una continuidad de los hechos que conducirían al origen de las relaciones de poder, pero de la forma lacunar, en la búsqueda de los acontecimientos que emergen en el intersticio de las mismas. | pt_BR |
dc.format.extent | 103 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matematica - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Poder (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |