Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZoia, Elvenice Tatianapt_BR
dc.contributor.otherStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T20:21:02Z
dc.date.available2020-09-14T20:21:02Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32776
dc.descriptionOrientadora: Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: O objeto da pesquisa constitui a tríade – interação social, tomada de consciência e jogo "Nunca Dez". O fator interação social é entendido como um dos fatores do desenvolvimento cognitivo na teoria piagetiana. A tomada de consciência parte da ação para a compreensão que se dá em relação a noções específicas e que prevê a passagem da ação prática à ação interiorizada reversível. Diversos autores apontam o jogo como uma alternativa para trabalhar noções escolares, pois envolve desafios, contribuindo para a atividade do sujeito. A pesquisa buscou analisar se as interações, que ocorrem no desenrolar do jogo "Nunca Dez", contribuem para a tomada de consciência da noção de dezena e, se contribuem, de que forma. Partiu-se das seguintes hipóteses: a) O tipo de interação social que questiona o sujeito quanto ao processo de obtenção de um dado resultado e solicita a reflexão voltada à coordenação das ações, favorece a tomada de consciência da noção de dezena; b) O jogo "Nunca Dez" é um instrumento significativo para a tomada de consciência da noção de dezena, pois permite a interação entre os participantes na resolução de desafios envolvendo essa noção. Acredita-se que o jogo envolve sistematicamente um processo de interação entre criança-criança, criança-professor, favorecendo a cooperação e a troca a partir do estabelecimento do conflito sócio-cognitivo. Vinte e sete crianças, doze freqüentando a primeira-série e quinze a segunda-série, de ambos os sexos, são os sujeitos da pesquisa. Estes sujeitos participaram de um pré-teste para avaliar o nível de compreensão em relação à dezena, sendo excluídos aqueles que já a apresentaram. Após o pré-teste, os sujeitos foram organizados, a partir de sorteio, em grupo experimental 1, grupo experimental 2 e grupo controle. Os sujeitos do grupo experimental 1 e 2, organizados em trios, participaram das sessões de interação envolvendo o jogo "Nunca Dez". Os trios do grupo experimental 1 participaram do jogo, complementado pela pesquisadora, que incluía a solicitação da justificativa, a retomada da ação no sentido de coordenação das ações; os trios do grupo experimental 2 participaram do jogo tradicional, conforme orientações de manuais e livros didáticos. Os três grupos passaram por dois pós-testes, sendo o primeiro uma semana após a conclusão das sessões de interação e, o segundo, um mês depois. Os resultados evidenciaram: evolução no processo interativo no grupo experimental 1; os dois grupos que participaram das sessões de interação evoluíram, sendo que o progresso do grupo experimental 1 foi, significativamente, maior do que o grupo experimental 2; o grupo controle apresentou avanços insignificantes. Em função dos resultados, conclui-se que as interações que ocorrem durante o jogo "Nunca Dez", no sentido de questionar o sujeito sobre o processo envolvido na obtenção de um dado resultado, solicitando a reflexão voltada à coordenação das ações, contribui para a tomada de consciência da noção de dezena. O estudo aponta a inter-relação dos quatro fatores do desenvolvimento cognitivo (maturação, experiência, interação social, equilibração) e a coordenação do fator auto-regulador de equilibração, pois muitos sujeitos, sobretudo do grupo experimental 1, apresentaram maiores avanços no pósteste 2.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this research is the triad - social interaction, grasp of consciousness and the game "Nunca Dez" (Never Ten). The social interaction factor is understood as one of the agents of cognitive development in the Piagetian theory. Grasp of consciousness starts at action towards comprehension that is accomplished in relation to specific notions and that foresees the passage from practical action to reversible internalized action. Several authors point out games as an alternative to work school notions as it involves challenge contributing to the subject's activity. The research tried to analyze if interactions that occur during the development of the game "Nunca Dez" (Never Ten) contribute to the grasp of consciousness of notion of ten and if they do in what way they do contribute. We set out from the following hypotheses: a) the type of social interaction that queries the subject in terms of the process of obtaining a given result and that requests reflection in terms of coordination of actions, favors the grasp of consciousness of notion of ten; b) the game "Nunca Dez" (Never Ten) is a significant tool for the grasp of consciousness of notion of ten as it allows systematically the interaction between the participants for the solution of the challenges that involve this notion. It is believed that this game involves an interaction process between child-child, child-teacher supporting the cooperation and exchange from the establishment of sociocognitive conflict. Twentyseven children of both sexes, twelve attending the first grade and fifteen the second, are the subjects of this research. The subjects participated of a pretest that assessed the comprehension level of the conservation of the set of ten, so the subjects that already presented it were excluded from the research group. After the pretest the subjects were organized by chance in experimental group 1, experimental group 2, and control group. The subjects of experimental groups 1 and 2, organized in trios, participated of interaction sessions that involved the game "Nunca Dez" (Never Ten). The trios of experimental group 1 took part of the game complemented by the researcher that included the request of justification, retaking of action in terms of coordination of actions; the trios of the experimental group 2 participated of the traditional game according to the instructions of manuals and textbooks. The three groups performed two posttests being the first accomplished one week after the end of the interaction sessions and the second one a month later. The results made evident: the development in the interactive process of the experimental group 1; both groups that participated of the interaction sessions evolved being the progress of the experimental group 1 significantly higher than the one of the experimental group 2; the control group presented insignificant improvements. As a consequence of the results, we conclude that the interactions that occur during the game "Nunca Dez" (Never Ten) in terms of inquiring the subject about the process involved to reach a given result and of requesting reflection on the coordination of actions contribute to the grasp of consciousness of notion of ten. The study points out the interrelationship of the four factors of cognitive development (maturation, experience, social interaction, equilibration) and the coordination of the self-regulating factor of equilibration as many subjects mainly of the experimental group 1 presented more progress in the posttest 2.pt_BR
dc.format.extentxi, 176 f. : il; grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInteração social e tomada de consciência no jogo "Nunca dez"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples