dc.contributor.advisor | Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cavichia, Alessandra Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Fujii, Roberto Shiniti | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-15T18:37:48Z | |
dc.date.available | 2022-08-15T18:37:48Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/32649 | |
dc.description | Orientador: Marco Antonio Ferreira Randi | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Roberto Shiniti Fujii | pt_BR |
dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A busca por estratégias de ensino alternativas às aulas formais tem levado à incorporação de novas tecnologias, mídias e ao uso de outras ferramentas pedagógicas como os jogos. Estes últimos trabalham o lado lúdico da aprendizagem, podendo tomá-la mais agradável e proveitosa. O RPG (role-playing game) ou jogo de interpretação pode ser encaixado na categoria dos jogos cooperativos, em que o sucesso depende de todos os participantes e onde todos vencem juntos, não há perdedores. Este estudo foi realizado com a participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que cursam a disciplina de Biologia Celular. A avaliação da eficácia do uso do RPG no ensino desta disciplina foi realizada através da análise de mapas conceituais feitos pelos alunos em dois momentos, antes e após o jogo. O conteúdo escolhido para a aventura foi endocitose e digestão celular e uma história foi criada para que se pudesse dar um cunho lúdico ao tema. Com base na comparação qualitativa e quantitativa entre os mapas conceituais construídos, observa-se que o RPG pode ser uma ferramenta de ensino muito significativa, pois facilita a compreensão do conteúdo e permite a incorporação do lúdico ao ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Citologia | pt_BR |
dc.title | O RPG (Role-playing game) no ensino de Biologia Celular | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |