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dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorAvery, Josélia Maria Rabelopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-03T20:56:56Z
dc.date.available2022-11-03T20:56:56Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32622
dc.descriptionOrientador : Belmiro Valverde Castorpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir da percepção de que temas como novas tecnologias, inovação e conhecimento são relevantes para a compreensão das formas de enfrentar as pressões do ambiente competitivo. Nesse sentido, a capacidade de lidar com esses assuntos apresenta-se como crucial para as organizações, especialmente àquelas intensivas em conhecimento e tecnologia, como as empresas de software. Dessa forma, este trabalho procurou verificar de que maneira a estratégia tecnológica influencia a gestão do conhecimento e a inovação em micro e pequenas empresas de software no Paraná. Para realizar este objetivo, optou-se por realizar procedimento metodológico dividido em duas fases: qualitativa e quantitativa. A fase qualitativa foi realizada, mediante a análise de conteúdo de 8 entrevistas. Essa etapa forneceu subsídios para a elaboração de questionário mais apropriado à realidade do setor. Posteriormente desenvolveu-se a fase quantitativa com o intuito de melhor explorar os dados coletados por meio de questionário, junto às empresas. Os resultados foram analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS. Inicialmente utilizou-se a estatística descritiva para melhor caracterizar as empresas que integraram a amostra. Em seguida aplicaram-se os avançados instrumentos estatísticos da análise fatorial sob as características que compõem a variável estratégia tecnológica e obtiveram-se cinco dimensões. Essas dimensões foram submetidas à análise de cluster para definir em qual agrupamento de estratégia tecnológica as empresas podem enquadrar-se. Três grupos de empresas foram encontrados: ofensivo, defensivo e reativo. Após a discriminação dos grupos, foi realizado o teste não paramétrico Kruskal Wallis para avaliar as possíveis relações estabelecidas entre as variáveis. Os resultados da pesquisa apontaram que, no que concerne à relação entre a variável estratégia tecnológica e inovação, há indícios de que, na amostra respondente, diferentes posicionamentos em face da estratégia tecnológica não provocam diferenças significativas em termos do resultado do esforço inovador. Já a relação entre a variável estratégia tecnológica e conhecimento forneceu as seguintes observações. Os tipos de posicionamento em face da estratégia tecnológica provocam modificações no nível de escolha das fontes de conhecimento: atividade de desenvolvimento tecnológico, compra de know-how, contratação de consultoria, participação em congressos e feiras, estabelecimento de relações com Universidades e centro de pesquisa. Também se observou que os tipos de posicionamento em face da estratégia tecnológica provocam modificações na maneira como a empresa adapta, implementa ou absorve as tecnologias e tendências do mercado para os itens: análise de marcas, patentes e direitos autorais, artigos e revistas especializadas, assistência técnica de fabricante/distribuidor e banco de dados de informações tecnológicas ou mercadológicas. E por fim constatou-se que os tipos de posicionamento em face da estratégia tecnológica provocam modificações no processo como a empresa internaliza as informações e conhecimentos adquiridos para os itens: documentação das mudanças nos processos e formalização das informações externas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work has been developed starting from de the perception that themes like new technology, innovation and knowledge are relevant to the understanding of the ways of confronting the pressures of a competitive environment. In this sense, the ability to deal with these matters is presented as crucial for organizations, especially those that are knowledge or technology intensive, like software companies. In this way, this work has sought to discover in what way technological strategy influences knowledge management and innovation in micro and small businesses in Paraná. To achieve this objective, it was decided to carry out a methodological procedure consisting of two phases: qualitative and quantitative. The qualitative phase was carried out by means of the content analysis of eight interviews. This stage laid the foundations for the elaboration of a questionnaire more in keeping with the reality of the sector. Afterwards, the quantitative phase was developed to better explore, together with the companies, the data collected by questionnaire. The results were analyzed with the help of the statistical program SPSS. Initially, descriptive statistics was used to better define the companies that made up the sample. Then advanced statistical instruments of factor analysis were applied to the characteristics that make up the technological strategy variable and five dimensions were obtained. These five dimensions were submitted to cluster analysis to define the technological strategy group into which the companies fit. Three groups of companies were found: offensive, defensive, and reactive. After discriminating between the groups, the nonparametric Kruskal Wallis test was carried out to evaluate the possible links established between the variables. The results of the research point to the fact that, in terms of the relationship between the strategic technology variable and innovation, there are indications that, in the sample that responded, the different positions adopted with regard to technological strategy don't cause significant differences in terms of the results of the innovative effort. In contrast, the relationship between the strategic technological variable and knowledge provided the following observation: the positions adopted with regard to the strategic technology variable cause modifications in the degree of choice of the following knowledge sources: technological development of activity, purchase of know-how, contracting of consultants, participation in congresses and fairs, the establishment of relationships with universities and research centers. It was also observed that the position adopted with regard to technological strategy causes modifications in the way that the business adapts, implements, and absorbs the technology and market trends for the following items: brand analysis, patents, authors' copyright, specialized articles and magazines, technical assistance of the manufacturer/ distributor, and the technological or commercial information database. Finally, it was observed that the position adopted with regard to technological strategy causes modifications in the way the business internalizes information and knowledge acquired about the following items: documentation of the changes in processes and formalization of external information.pt_BR
dc.format.extent168f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.titleA influencia da estratégia tecnológica na gestao do conhecimento e na inovaçao em micro e pequenas empresas de softwarept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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