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dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorGaleb, Maria da Glóriapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T13:10:28Z
dc.date.available2020-06-12T13:10:28Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32580
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 04/07/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 168-175pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para diferentes fins, dentre estes, para acesso a informações e produção de conhecimento é uma realidade na contemporaneidade. O (re)conhecimento dessa cultura contemporânea precisa perpassar a instituição de Educação Infantil. Uma das iniciativas mundiais visando à inclusão digital das crianças pré-escolares é o Kidsmart, da IBM. O Projeto Kidsmart foi implantado nas turmas de pré dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba a partir de 2008. Essa pesquisa buscou investigar como os educadores e professores apropriam-se/integram o Projeto Kidsmart em sua prática docente. Como objetivos específicos visou caracterizar impactos gerados na rotina e espaço educativo dos CMEIs; investigar saberes e práticas docentes que se estabeleceram nos CMEIs e, identificar contribuições para a aprendizagem das crianças dos CMEIs de Curitiba por meio da implantação e desenvolvimento do Projeto Kidsmart. Foram tecidas reflexões sobre tecnologia, educação e cultura de acordo com Forquin (1993), Freire (1996), Levy (1999), Morin (2000), Castells (2001) e Lemos (2003, 2010). Para discutir a prática docente e o uso de tecnologias, sobretudo do computador, apoiou-se em Santos (apud ELIAS, 1996), Valente (1999), Braga e Calazans (2001), Brito e Purificação (2008), Moran (2011) e Tardif (2012). A pesquisa utilizou-se de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 1998; FLICK, 2004; GATTI, 2004), tendo por instrumentos de coleta de dados a análise documental e questionário, respondido por 49 profissionais. Os resultados dessa pesquisa apontam que o Projeto Kidsmart trouxe impactos para a rotina e espaço educativo dos CMEIs e que estes se caracterizam principalmente pela: chegada do computador nas salas de Pré, inclusão digital de crianças e profissionais, formação continuada de educadores e professores para o uso do computador, consolidação da proposta de cantos de atividades diversificadas e utilização do computador em outros momentos do dia. As crianças que acessam o computador apresentaram ganhos na aprendizagem, sobretudo no desenvolvimento cognitivo, social, psicológico e físico. Considerando as etapas de apropriação pedagógica sugeridas por Moran (2011), concluiu-se que a maioria dos profissionais utiliza o computador para melhorar o que já existia em sala e que 40% dos educadores e professores pesquisados apropriam-se/integram o computador do Projeto Kidsmart em sua prática docente, demonstrando domínio técnico e pedagógico. Sugere-se que há aspectos que precisam ser trabalhados visando aprofundar os conhecimentos dos profissionais sobre a relação entre cultura e tecnologia, o reconhecimento e apropriação das variadas formas de utilização do computador e a necessidade da mediação do professor na exploração de softwares com as crianças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of information and communication technology (ICT) for different purposes, among them, for access to information and knowledge production is a reality nowadays. The recognition that contemporary culture must pervade the institution of kindergarten. A global initiatives aimed at digital inclusion of preschool children is Kidsmart, by IBM. The Kidsmart Project was implemented in classrooms childhood education municipal daycare (CMEIs) of Curitiba from 2008. This research aimed to investigate how educators and teachers appropriating / integrate computer use Kidsmart Project in their teaching practice. The specific objectives aimed to characterize the impacts on routine and educational space of CMEIs; investigate knowledge and teaching practices that settled in CMEIs and identify the contributions to children's learning of CMEIs of Curitiba through the implementation and development of the Kidsmart Project. Were woven reflections on technology, education and culture according Forquin (1993), Freire (1996), Lévy (1999), Morin (2000), Castells (2001) and Lemos (2003, 2010). To discuss the teaching practice and the use of technology, especially the computer, relied on Santos (apud ELIAS, 1996), Brave (1999), Braga and Calazans (2001), Brito and Purificação (2008), Moran (2011) and Tardif (2012). The research used a qualitative approach (OLIVEIRA, 1998; FLICK, 2004; GATTI, 2004), with instruments to collect data to document analysis and questionnaire, answered by 49 professionals. The results of this study indicate that the Kidsmart project has brought impacts for educative space and routine of CMEIs and they are mainly characterized by arrival of the computer rooms in kindergarten, digital inclusion of children and professional continuing education for educators and teachers for computer use, consolidation of proposal corners of diversified activities and the computer use at other times of the day. Children who access the computer showed learning gains, particularly in cognitive development, social, psychological and physical. Considering the steps of appropriation pedagogical suggested by Moran (2011), concludes that most professionals use the computer to improve what already existed in the classroom and that 40% of interviewed teachers and educators get appropriated/integrated the computer of Kidsmart Project in their teaching practice, demonstrating technical mastery and pedagogical. Suggests that there are aspects that need to be worked to deepen the knowledge of professionals about the relationship between culture and technology, recognition and ownership of various forms of computer use and the need for teacher mediation in the exploration of software with the children.pt_BR
dc.format.extent185 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComputadores e criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA tecnologia digital na infância : investigando o projeto Kidsmart nos centros municipais de educação infantil de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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