Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSantana Neto, Alexandre Leocadiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T12:46:12Z
dc.date.available2020-10-01T12:46:12Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32563
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 97-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho caracterizou-se por uma investigação sobre a proposta de formação continuada para o uso das TIC, ofertada pela política pública intitulada Paraná Digital. O objetivo desse estudo foi analisar como os professores de história do ensino fundamental, séries finais, de escolas públicas do litoral paranaense, estão sendo preparados numa perspectiva institucional, para apropriação da TV Multimídia na prática docente. Partindo do entendimento que o uso deste equipamento deve considerar, além dos aspectos técnicos de instrumentalização, concepções teóricas e metodológicas distintas, a fundamentação teórica dessa dissertação estabelecerá o diálogo entre as áreas da Educação, Comunicação e História. Poderá ser verificado, a partir de depoimentos dos sujeitos inquiridos na pesquisa de campo, contradições no que diz respeito ao tratamento dispensado a área de história na concepção de formação continuada para o uso das TIC. Para sustentar possíveis iniciativas acerca de uma adequada grade curricular para formação continuada de professores de história, contribuições para a posteridade referendada pelos referenciais teóricos desta pesquisa irão compor o conteúdo desse trabalho. Também poderá ser observada a tensa relação existente entre a classe docente do litoral do Paraná e o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, autarquia pública responsável pelos estabelecimentos de ensino daquela região.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work was characterized by an investigation about the continuing education proposal for the use of ICT offered by public policy entitled Paraná Digital. The objective of this study was to analyze how history teachers in primary education, the final grades, of public schools of the Parana coast, are being prepared from as institutional perspective, to ownership of Multimedia TV in teaching. Based on the understanding that the use of this equipment should consider, also de technical aspects of instrumentation, theoretical concepts and distinct methodologies, the theoretical foundation of this work will establish a dialogue between the areas of Education, Communication and History. It can be verified from testimony of the inquired subjects, in field research, contradictions in regard to the treatment dismissed for a history area in the design of continuing education for the use of ICT. To support possible initiatives about an appropriate curriculum for continuing education of teachers of history, contributions to posterity, approved by the theoretical framework of this research, will also comprise the content of this work. It can also be observed the tense relationship between the teaching staff of the Paraná's coast and Regional Education Center of Paranagua, public autarky responsible for public schools in that region.pt_BR
dc.format.extent102 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de historiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSistemas multimidiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA formação continuada para o uso da tv multimídia : o olhar dos professores de história do litoral paranaensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples