Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPendiuk, Fábiopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Nelson Rosário de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-21T20:51:04Z
dc.date.available2020-09-21T20:51:04Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32539
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nelson Rosário de Souzapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba,02/07/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.163-169pt_BR
dc.description.abstractResumo: Buscando evidenciar o papel da imprensa na construção de cenários políticos eleitorais em diferentes contextos, esta tese analisa a relação entre as imagens das cidades de Curitiba e Porto Alegre, construídas em seus principais periódicos impressos ao longo dos anos que antecedem as disputas de 2004 e 2008, e as campanhas apresentadas nos Horários Gratuitos de Propagada Eleitoral por seus candidatos a prefeito. Para isso, filia-se aos estudos de mídia e seus efeitos de tematização e framing, esclarecendo o processo pelo qual os atores políticos definem e dão sentido aos assuntos tratados pelos meios de comunicação de massa em seus discursos através da apropriação de temas e enquadramentos enfatizados ao longo das coberturas da imprensa. Como resultado, verificou-se uma grande incidência destes elementos na programação dos candidatos analisados e, em alguns casos, discursos mais próximos dos cenários construídos na imprensa do que o esperado para suas posições na disputa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Attempt to clarify the role of mass media in building political scenarios in different electoral contexts, this thesis analyzes the relationship between the images of the cities of Curitiba and Porto Alegre, built into its main print journals over the years preceding the 2004 and 2008 disputes, and the campaigns presented in political advertising by their leading candidates for mayor. For this, is affiliated to the studies of mass media and its effects of thematization and framing, explaining the process by which political actors define and give meaning to the subjects treated by the media in his speeches, through reproduction or manipulation of the themes and frameworks identified over the media coverage in argumentative structures of the campaigns. As result, there was a high incidence of these elements in the programming of candidates analyzed and, in some cases, speech closer to the sets built in the media than expected for their positions in dispute.pt_BR
dc.format.extent169 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEleiçoes - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEleições - Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPropaganda politicapt_BR
dc.subjectImprensa e politicapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleCenários e campanhas : imagens de Curitiba e Porto Alegre nas propagandas eleitorais de 2004 e 2008.pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples