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dc.contributor.advisorMonteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorCabral, Luciana Belegantept_BR
dc.contributor.otherSilva Junior, Euclides Fontoura dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T18:48:50Z
dc.date.available2022-08-31T18:48:50Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32396
dc.descriptionOrientador: Emydio Leite de Araújo Monteiro Filhopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Euclides Fontoura da Silva Juniorpt_BR
dc.descriptionOriginal com impressão ruim. Páginas 90 a 96 com rasuras.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : o objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento zoológico de professores de Ciências e Biologia sobre os morcegos (Ordem Chiroptera) e compará-lo ao atual conbecimento cientifico, assim como diagnosticar possíveis causas para a desinformação destes profissionais; tendo em vista a falta de informações sobre os morcegos, idealizou-se uma atividade educativa com momentos teóricos e práticos sobre o tema para estes docentes, e que teria sua eficácia avaliada posteriormente através de contrastes de respostas dos mesmos educadores nas suas entrevistas anteriores e posteriores a esta atividade. Com isto, seria alcançado o objetivo maior que é desmistificar os morcegos e seu papel na natureza para um grande número de pessoas da população. Através deste trabalho foi possível verificar a falta de conhecimentos zoológicos importantes sobre este grupo tão significativo de animais, entre uma parecia dos entrevistados; houveram professores que demonstraram possuir um conhecimento razoável sobre a biologia e importância ecológica dos quirópteros; mas em algumas questões muitos docentes responderam aspectos que não eram perguntados ou deram respostas vagas e incompletas, apesar de muitas estarem corretas. Mesmo com a importância que estes animais têm no equilíbrio de muitos ecossistemas, inclusive nos centros urbanos, apenas 5% dos professores entrevistados se envolveram na proposta de aquisição de novos conhecimentos zoológicos sobre morcegos. A eficiência das atividades teóricas e práticas propostas neste estudo foram avaliadas através da análise qualitativa das entrevistas das duas professoras que participaram desta intervenção educativa. Foi possível verificar através da análise das entrevistas destas duas docentes um pequeno acréscimo de conhecimentos zoológicos sobre quirópteros aos seus conhecimentos pessoais, que já eram relativamente bons. Com este estudo foi possível demonstrar a carência de processos educativos em relação a estes animais, devido principalmente à sua importância na natureza. E uma das melhores maneiras para minimizar isto é através da capacitação dos docentes na área de Ciências e Biologia. Contudo, a falta de envolvimento destes profissionais neste processo educativo indica também a necessária intervenção das Secretarias de Educação e direções das instituições de ensino, para que incentivem e cobrem seus docentes para que isto ocorra.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMorcegopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMorcegos e a educaçao para a ciencia: uma intervençao com professores de ciencias e biologiapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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