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dc.contributor.authorKamazaki, Silvana Galvani Claudinopt_BR
dc.contributor.otherLandini, Sonia Reginapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T14:44:04Z
dc.date.available2020-06-12T14:44:04Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32361
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sonia Regina Landinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,29/07/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 139-147pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho trata da investigação sobre a formação de professores em nível de graduação, especificamente como tem sido tratada, na atual produção acadêmica, a relação entre teoria e prática nestes processos formativos. Para isso, buscamos identificar no Banco de Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), as Teses - defendidas nas produções do período de 2005 a 2010 - que estão lidando com esta questão e descobrir o domínio hegemônico em termos de epistemologia, buscando identificar a existência de proposições que defendem uma formação científica sólida e que seria ancorada na relação dialética entre teoria e prática - práxis. Desta forma, assumimos uma abordagem dialética, ancorada no materialismo histórico, para a análise do fenômeno sob investigação, o que implica uma compreensão histórica não-linear da realidade objetiva que envolve esta questão, em relação a uma visão ontológica. Assim, para tal análise, foram consideradas categorias de base do marxismo como: contradição, mediação e principalmente práxis, destinado a superar uma leitura que considera apenas a realidade imediata e aparente. A pesquisa, conduzida em oito Teses, mostra que há em todos os autores, empiricamente a intensão de propor a práxis como central na formação, no entanto, na verdade, aponta para uma gama complexa de influências de crenças epistemológicas, indicando uma fragilidade de domínio teórico-metodológico, resultado do movimento chamado por Moraes (2003) como "recuo da teoria" que vem assolando a área da Educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study deals with the research on teacher formation in undergraduate level specifically as it has been treated, in the current academic production, the relationship between theory and practice in these formative processes. To this end, we tried to identify, in CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), the Thesis - defended in the productions of the period from 2005 to 2010 - that are dealing with this question, and find which is the hegemonic dominance in terms of epistemology, seeking to identify the existence of propositions that defend a solid scientific formation, and that it would be anchored in dialectical relation between theory and practice - Praxis. In this way, we assume a dialectical approach, anchored in historical materialism, to the analysis of the phenomenon under investigation, which implies an historical and non-linear understanding of objective reality that surrounds this issue, relative to an ontological vision. So, for such analysis, we considered basic categories of Marxism as: contradiction, mediation and guided Praxis research, intended to overcome a reading that consider only the immediate and apparent reality. The research, conducted in eight Thesis, shows that there are, in all the authors, empirically the intention to propose the praxis as central in the formation, however, in fact, points to a complex range of influences of epistemological beliefs, indicating a fragility of theoretical-methodological domain, result of the movement called by Moraes (2003) as "retreat of the theory" that has been sweeping the area of education.pt_BR
dc.format.extent174 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPraxis (Filosofia)pt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectPesquisa - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePráxis na formação docente : principais tendências na produção acadêmica atualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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