A valorização de territórios no ensino de design de produto
Resumo
Resumo: A presente dissertação aborda a relação existente entre o Design e a valorização de territórios, em termos de identidade cultural de um determinado local, enquanto pressuposto para o alcance de uma sociedade mais sustentável. A integração colaborativa é apresentada como um meio para se alcançar resultados satisfatórios de valorização de identidades e produtos locais pertencentes a um território específico. O território, no contexto da presente pesquisa, é entendido como um conjunto peculiar de características ambientais, históricas, culturais e sociais de um determinado lugar. Assim, esta pesquisa constitui uma investigação a respeito do ensino de Design, sobretudo do Design de Produto, com relação à necessidade de se estimular o entendimento, desde o meio acadêmico, sobre o papel do designer enquanto profissional pertencente a um determinado território e sua responsabilidade enquanto comunicador da história e das qualidades de produtos e serviços com suas peculiares origens. Diante desta questão, o objetivo geral da presente dissertação encerra-se no estabelecimento de elementos necessários à inclusão do tema valorização de territórios no ensino de Design de Produto, no Brasil. A pesquisa segue uma abordagem metodológica predominantemente qualitativa e de natureza exploratória. Os procedimentos de pesquisa incluem entrevistas, com amostra intencional, aplicação de questionário e utilização de grupo focal. Os resultados da pesquisa apontam para a viabilidade de abordagem e discussão sobre o tema valorização territorial nos cursos de Design, sem que haja, necessariamente, mudanças profundas como a reestruturação de grades curriculares. Assim, acredita-se que, estando o acadêmico de Design consciente do seu papel como comunicador de identidades locais, o profissional a ser formado pode contribuir, mais efetivamente, para o alcance de uma sociedade mais sustentável. Abstract: This Master's thesis addresses the relationship between design and valuing territories in terms of cultural identity of a particular location as a condition for achieving a more sustainable society. The collaborative integration is presented as a way to achieve satisfactory results in the recovery of local identities and products belonging to a specific territory. The territory, in the context of this research is understood as a unique set of environmental characteristics, historical, cultural and social needs of a particular place. Thus, this research is a investigation about the teaching of Design, Product Design particularly with respect to the need to stimulate the understanding, from academia, the role of the designer as a professional belonging to a particular territory and its responsibility as a communicator of the history and qualities of products and services with its peculiar origins. Faced with this question, the general aim of this paper closes the list of recommendations to guide the recovery of the stimulus territories in higher design product primarily in Brazil. The research follows a methodological approach largely qualitative and exploratory in nature. The research procedures included interviews with purposeful sampling using a questionnaire and focus group. The survey results indicate the feasibility of approach and discussion on Territorial Valuing courses in design, without necessarily profound changes such as restructuring the curricula. Thus, it is believed that, with the academic design conscious of its role as a communicator of local identities, the professional to be formed can contribute more effectively to achieve a more sustainable society.
Collections
- Teses & Dissertações [9996]