Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.authorLemos, Monica de Faria Mascarenhas ept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T20:42:18Z
dc.date.available2022-10-18T20:42:18Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32318
dc.descriptionOrientador : Belmiro Valverde Jobim Castorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo procurou fornecer elementos adicionais à compreensão do complexo fenômeno que as organizações familiares brasileiras representam. Seu objetivo foi verificar qual a influência que as características personalistas de gestão de empresários brasileiros exerce sobre esse tipo de organização. Com essa finalidade, fundamenta-se este trabalho nas principais características das empresas familiares. Tornou-se de extrema importância analisar a influência que a formação histórica, política e social brasileiras exerceu sobre o empresário brasileiro. A partir dos conceitos de empresa familiar e da formação histórica do país, classifica-se a empresa familiar brasileira, ressaltando algumas outras características peculiares e únicas. Dessa forma, objetivando a melhor visão desse fenômeno esta pesquisa identificou e classificou dez características personalistas de gestão do empresariado brasileiro, quais sejam: conservadorismo; tendência à centralização; autoritarismo; informalidade; rápida tomada de decisão; resistência à mudança; visão para o curto prazo; familiares na gestão; paternalismo; e hábito ao protecionismo Estatal. A partir disso, analisou-se as relações de influência que essas características exercem sobre a capacidade estratégica das organizações estudadas, a qual foi analisada através de quatro elementos estratégicos: estrutura organizacional; estrutura de decisão; profissionalização da administração; e investimentos em tecnologia. O método adotado para o desenvolvimento deste trabalho foi o estudo comparativo de três casos relativos à indústria têxtil, com avaliação transversal e tratamento descritivoqualitativo. A investigação empírica foi instrumentalizada por meio de entrevista semiestruturada. Diante dos resultados encontrados neste estudo, concluiu-se que quanto maior a intensidade dessas características no empresário, maior sua influência sobre a capacidade estratégica da organização. Essa relação demonstrou ser inversamente proporcional, quanto mais intensas essas características, menor capacidade estratégica organizacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:The present study has tried to provide additional elements to the understanding of the complex phenomenon which the brazilian family organizations show. The aim was verify the influence of the brazilian entrepreneur's personal features reflected on such organization. Bearing this in mind, the work was based on the main characteristics of the family companies; therefore it become extremely important to examine the influence of historic, the political and the social tradition on brazilian entrepreneurs. Beginning from the concepts of family enterprise and the brazilian historic tradition, the brazilian family enterprise has been classified stressing some other typical and unique aspects. In this way and trying to achieve a better view of this phenomenon, this research identified and classified ten personal aspects of the brazilian entrepreneurial performance, which are: conservatism; tendency to centralization; authoritarism; informality; quick decision making; resistance to changes; short range accuracy; nepotism; paternalism; and encouragement of state protectionism. In accordance with this, an analysis of the influence of those characteristics was carried out in view of the strategic potential of the studied organizations, which was examined in the light of four strategic elements: organizational structure; decision structure; professional administration; and investment in technology. The criterion upon which these approaches were developed was the comparative study of three cases concerning the textile industry, with transversal evaluation and descriptive-qualitative handling. The empiric inquiry was effected by means of half-structuralized interview. In view of the results found in this study, the conclusion was that the bigger the contents of each characteristic in the entrepreneur, the wider becomes its influence upon the strategic capacity of the organization. This correlation proved to be reversely proportional - the stronger those characteristics, the weaker the strategic organizational capacity.pt_BR
dc.format.extent247f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectEmpresas familiares - Planejamentopt_BR
dc.subjectIndustria textilpt_BR
dc.titleCaracterísticas personalistas de gestão dos empresários brasileiros e estratégias em empresas familiares : estudo comparativo de casos em empresas do setor têxtilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples