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dc.contributor.authorIsidoro, Claudineipt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Lauro Brito de, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidadept_BR
dc.date.accessioned2018-09-28T19:19:59Z
dc.date.available2018-09-28T19:19:59Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32234
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Lauro Brito de Almeidapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: 85-92pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Contabilidade e finançaspt_BR
dc.description.abstractResumo:Os sistemas de controle gerencial (SCG) buscam guiar a empresa para atingir os seus objetivos estratégicos e assim evoluir junto ao mercado competitivo. A presente pesquisa analisa como os SCG são desenhados e usados, e investiga a forma como estes impactam na estratégia de uma organização. Referente ao desenho do SCG utilizou-se a abordagem da teoria de Malmi e Brown (2008), os quais visualizam o conjunto das ferramentas gerenciais como um pacote. Para o uso, foi utilizada a teoria de Simons (1994, 1995, 2000), o qual prevê o uso de quatro alavancas de controles: crenças, restrições, diagnóstico e interativo, sendo que há uma necessidade do equilíbrio destes usos evitando assim uma tensão dinâmica. Devido à complexidade do assunto utilizou-se o método indutivo em um estudo de caso, aplicado a uma empresa de grande porte do sul do Brasil. Este método permitiu além de novos insights, coletar informações, observações e entrevistas, que foram analisadas e trianguladas. Para uma análise mais robusta das entrevistas, foi utilizado o Software ATLAS.ti®. Também foi desenvolvido o protocolo da pesquisa e posteriormente seis proposições foram definidas, sendo que os resultados obtidos mostram (i) a inter-relação entre os componentes dos SCG, onde um componente complementa o outro, funcionando de fato como um pacote; (ii) a influência das quatro alavancas de controle na formação da estratégia; (iii) a mudança de controles interativos conforme a estratégia da empresa; (iv) o uso de sistemas de crenças e valores para mudança de estratégia; e (v) a inter-relação e complementação entre as alavancas de controle. Contudo, em geral, viu-se que a forma de como os SCG são desenhados e usados também impactam na formação e execução da estratégia, e não apenas no monitoramento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The management control system (MCS) seeks to guide the company to achieve its strategic goals and evolve with the market so competitive. This study analyzes how the MCS are designed and used, and investigates how these impact on the strategy of an organization. Regarding the design of the MCS used the approach of the theory of Malmi and Brown (2008), which visualize the set of management tools as a package. To use, we used the theory of Simons (1994, 1995, 2000), which provides for the use of four levers of control: beliefs, restrictions, diagnostic and interactive, and there is a need to balance these uses thus avoiding tension dynamic. Due to the complexity of the subject used the inductive method in a case study, applied to a large company in southern Brazil. This method also allowed for new insights, collect information, observations and interviews, which were analyzed and triangulated. For a more robust analysis of the interviews, we used the software ATLAS.ti®. Also designed the research protocol and then six propositions were defined, and the results show (i) the interrelationship between the components of the MCS, where one component complements the other, in fact working as a package, (ii) the influence of the four levers of control in strategy formation, (iii) the change of interactive controls as the company's strategy, (iv) the use of belief systems and values to change in strategy, and (v) the interrelationship and complementarity between the levers of control. However, in general, it was seen that the shape of how the MCS are designed and used also impact the formation and execution of strategy, not only in monitoring.pt_BR
dc.format.extent99f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.subjectPlanejamento estrategicopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleO impacto do desenho e uso dos sistemas de controle gerencial na estratégia organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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