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dc.contributor.advisorCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorCordeiro, Marcelo Antonio Lisboapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T18:41:29Z
dc.date.available2022-11-08T18:41:29Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32141
dc.descriptionOrientador : Belmiro Valverde Jobim Castorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Pesquisadores da área de Administração Estratégica têm mostrado interesse em entender o fenômeno das alianças organizacionais. Esta pesquisa procurou contribuir para este esforço, em uma tentativa de descrição do impacto que a formação de um tipo particular de aliança, a joint venture, pode causar nas atividades executadas pelas empresas para obter trocas satisfatórias, suas estratégias de marketing. A base teórica que guiou a pesquisa foram os fundamentos da Administração Estratégica, do Marketing e da Aliança Organizacional, onde neste último assunto se procurou um aprofundamento mais específico no fenômeno joint venture. O encontro com o fenômeno joint venture se deu através do método de estudo comparativo de casos, onde os casos Unibanco e Inepar foram analisados e comparados. Uma análise de conteúdo aplicada sobre documentos empresariais e resultados de entrevistas semiestruturadas permitiu o acesso aos dados, os quais foram coletados e tratados de forma descritivo-qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram um forte impacto da formação de joint ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas, visto que o surgimento deste tipo de aliança alterou os espaços de produto e mercado e as fontes de vantagem competitiva sustentável das empresas analisadas. Em resumo, a formação de joint ventures foi percebida pelo estudo como sendo uma eficaz e eficiente manobra gerencial. O trabalho se finaliza por meio de elaboração de hipóteses científicas, onde foram geradas oito hipóteses que tratam da formação da joint venture, seus motivos, impactos e problemas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Researchers working on strategy have shown interest to understand the phenomenon of organizational alliances. This research is a contribution in the direction of such effort, an attempt to describe the impact that the information of a special kind of alliance .- the joint venture - can cause over the activities taken by companies to get satisfactory trades, their marketing strategies. The theoretical base that guided the research were the fundamentals of business strategy, marketing and organizational alliances. The last one in special got more attention in a deeper presentation of the joint venture phenomenon. The method used was the comparative case study where both cases - Unibanco and Inepar, two brazilian companies - were analyzed and compared. A content analysis applied over enterprise documents and over the results of semi-structured interviews allowed the access to data which were collected and treated in a descriptive and qualitative way. The research's results shown a strong impact of the international joint ventures formation over the marketing strategies of the national companies involved. The appearance of this kind of alliance changed the spaces of products and markets and the fonts of sustainable competitive advantage of those companies. Concluding, the joint ventures formation was perceived by the study as an effective and efficient managerial maneuver. The work ends presenting eight scientific hypothesis which treat about joint ventures formation, its motives, impacts and problems.pt_BR
dc.format.extent195f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectJoint venturespt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Ineparpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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