Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBueno, Natalia de Limapt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T13:03:28Z
dc.date.available2020-08-05T13:03:28Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32039
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/07/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 435-450pt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Escola, cultura e esnsinopt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo dessa pesquisa foi o de "Investigar os processos de reificação e superação no desenvolvimento da tecnologia educacional na escola de Ensino Fundamental" e o problema de pesquisa: Como a escola de Ensino Fundamental, através do trabalho dos educadores com a tecnologia educacional, no uso dos computadores, pode evidenciar processos de reificação e caminhos à superação da lógica de produção capitalista? Focamos o estudo da reificação e superação a partir da perspectiva em Marx e Lukács, passando por outros autores que estudaram a reificação. Optamos pelo caminho da perspectiva crítica em Marx e Lukács por entendê-la como mais apropriada para o estudo do objeto de pesquisa proposto, qual seja: a tecnologia educacional na escola de Ensino Fundamental. Tratamos de relacionar a base teórica crítica com autores que discutem a tecnologia e a tecnologia educacional numa perspectiva histórico-crítica tais como Feenberg, Burris e Vieira-Pinto e a partir do contexto da escola como Garcia-Vera, bem como, identificar algumas perspectivas da tecnologia educacional que buscam manter à lógica dominante da produção capitalista. Os estudos de Marx e Lukács nos permitiram fazer uma reflexão crítica em face do trabalho com a tecnologia e a tecnologia educacional nas escolas de ensino fundamental. Resgatamos desses dois autores a discussão da reificação e relacionamos ao avanço da tecnologia educacional presente em projetos nas escolas públicas, com base nos documentos consultados e, evidenciado na prática pedagógica dos professores a partir de seus relatos em entrevistas. Utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo com base no método dialético de análise. A amostra da pesquisa contou com o cômputo de treze escolas públicas de Ensino Fundamental pesquisadas, dispostas em nove Núcleos Regionais de Educação na cidade de Curitiba, de modo que contemplasse uma realidade escolar por região na cidade, envolvendo quinze professores entrevistados na totalidade. Focamos esse estudo no trabalho com a Informática na escola, como uma ramificação da discussão da tecnologia educacional, por apresentar as características singulares e similares do estudo da mercadoria na perspectiva da teoria crítica marxista. Apontamos a seguinte tese: "a escola de Ensino Fundamental, em face do trabalho com tecnologia educacional reproduz o modo de produção capitalista, através do processo de reificação representado na forma de mercadoria, uso dos computadores no ensino, mas pode revelar caminhos à superação da lógica capitalista" e respondemos ao problema de pesquisa a partir do caminho proposto com base na pesquisa de abordagem dialética. Tais caminhos não se mostram abertamente ao olhar do sujeito imerso no sistema econômico capitalista que se estende na escola de ensino fundamental, requer um esforço permanente que convoque os sujeitos no interior da escola à superação da consciência reificada apontada por Lukács, posto que exige uma formação política contínua, trata-se de algo mais do que uma simples mudança de pensamento, urge uma ação concreta ante o avanço da tecnologia no interior das escolas. No decorrer da pesquisa foi possível perceber convergências com as categorias já evidenciadas nos estudos de Lukács e Marx e que se reproduzem concretamente no interior das escolas públicas de ensino fundamental para propor uma abordagem histórico-crítica revolucionária à tecnologia educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research was to "investigate the processes of reification and overcoming in the development of educational technology in the Elementary Education school and the research problem was to check how Elementary School, through the work of educators with educational technology in use computers, can demonstrate processes of reification and ways to overcome the logic of capitalist production. We focus on the study of reification and overcoming from Marx and Lukács perspective, and of other authors who studied the reification. We chose the critical perspective of Marx and Lukács because we understand it as more appropriate to study the object of intended by this research, namely: educational technology in the elementary school. We tried to relate the theoretical critique with authors who discuss technology and educational technology in a historical and critical perspective such as Feenberg, Burris and Vieira-Pinto and from the context of the school as Garcia-Vera understand it, as well as to identify some perspectives of educational technology which seek to maintain the dominant logic of capitalist production. Studies of Marx and Lukács allowed us to reflect critically in face of working with technology and educational technology in elementary schools. We have rescued from these two authors their discussion of reification and related it to the advancement of educational technology projects present in the public schools, based on the documents consulted, and clearly showed in the pedagogical practice of teachers from their reports during the interviews. We used literature, documental and field research based on the dialectical method of analysis. The survey sample included the computation of thirteen public schools Elementary researched, disposed in nine Regional Centers of Education in the city of Curitiba, Paraná, Brazil, in order to contemplate a school reality in the city by region, involving fifteen teachers interviewed altogether. We focus this study on the work with computers in school, as an offshoot of the discussion of educational technology to present the unique and similar characteristics of the merchandize study in the perspective of Marxist critical theory. We point out the following thesis: "The School of Primary Education, in the face of working with educational technology reproduces the capitalist mode of production, through the process of reification represented in the form of goods, the use of computers in teaching, but it may reveal ways to overcome the capitalist logic" and respond to the research problem from the proposed path-based research of dialectic approach. These paths do not openly show themselves to the look of the subjects immersed in the capitalist economic system which extends itself in the elementary school, it requires an ongoing effort to convene the subjects within the school to overcome the reified consciousness reported by Lukács, since it requires a continuous training policy, it is something more than a simple change of thought, it needs concrete action before the advance of technology within schools. During the research, it was possible to notice convergences with the categories already evidenced in studies of Marx and Lukács which reproduce themselves specifically within public elementary schools to propose a revolutionary historical-critical approach to educational technology.pt_BR
dc.format.extent501 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMaterialismopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTecnologia educacional e reificação : uma abordagem crítica a partir de Marx e Lukácspt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples