Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Renato da Cunha Tardinpt_BR
dc.contributor.otherFontoura, Antônio M. (Antônio Martiniano)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T19:53:44Z
dc.date.available2020-04-27T19:53:44Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32021
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antônio Martiniano Fontourapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 22/05/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 85-88pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Design de sistemas de informaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa buscou identificar algumas circunstâncias que possam favorecer a inserção de atividades de design no ensino fundamental a partir do estudo de caso da disciplina Comunicação Visual oferecida para alunos de sexto a nono ano na escola Edem, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica da Educação através do Design foi utilizada como principal referencial teórico e auxiliou na definição dos aspectos enfocados na fase de coleta de dados do estudo de caso. Foram levantados dados relativos à modalidade de inserção das atividades no currículo, às bases pedagógicas, à qualificação dos professores e ao planejamento de ensino da disciplina. Foram encontradas doze circunstâncias, das quais seis confirmam aspectos da proposta da Educação através do Design e outras seis apresentam aspectos complementares. Aparentemente, favorecem a inserção de atividades de design no ensino fundamental: (i) a existência de pessoas na equipe pedagógica, no âmbito estratégico e operacional, que acreditam nos benefícios das atividades de design e patrocinem sua manutenção no currículo; (ii) seu oferecimento no currículo com o mesmo grau de relevância das outras disciplinas ou temas transversais; (iii) a qualificação de toda equipe docente na utilização dos conhecimentos e habilidades de design para criação de um ambiente escolar que valorize a produção dos alunos e (iv) o aproveitamento de professores de artes ou de disciplinas ligadas à tecnologia que já lecionam na escola. É importante ressaltar que, por conta do objetivo exploratório do trabalho, as circunstâncias apresentadas devem ser consideradas hipóteses a serem validadas por desdobramentos desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research tried to identify some of the circumstances that may favor the insertion of design activities in the basic education from the study of the Visual Communication course offered to students from 6th to 9th grade in the Edem school, in the city of Rio de Janeiro. The pedagogical proposal of Education through Design was utilized as the main theoretical reference and it helped in the definition of the aspects focused on in the phase of data collection in the case study. Data related to the genre of insertion of the activities in the curriculum was brought up, to the pedagogical bases, to the qualification of the teachers and to the planning of the teaching of the course. Twelve circumstances were found, of which six confirm aspects of the Education through Design proposal, and the other six show complementary aspects. Apparently, favor the integration of design activities in basic education: (i) the existance of people in the pedagogical team, in the strategical and operational area, that believe in the benefit of the design activities and sponsor its maintenance in the curriculum; (ii) its availability in the curriculum with the same degree of relevance of the other courses or themes; (iii) the qualification of the entire instructive team in the utilization of the knowledge and skill on design for the creation of a school environment that values the student's productions and (iv) the use of art teachers or teachers from technology-related courses that have already taught in the school. It is important to highlight that, because of the exploratory objective of the work, the circumstances presented must be considered as hypotheses to be validated by this research's development.pt_BR
dc.format.extent100f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleInserção de atividades de design no ensino fundamental : um estudo de caso da disciplina comunicação visual na escola Edem no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples