Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorPelegrini, Alexandre Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T17:34:01Z
dc.date.available2024-03-01T17:34:01Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31962
dc.descriptionOrientadora: Virginia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionInclui apendicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A contínua fragmentação do mercado e o surgimento de novas tecnologias estão transformando tanto o sistema de produção quanto o processo de demanda de produtos e serviços. A capacidade em desenvolver produtos e serviços que atendam as necessidades e desejos individuais do maior número possível de consumidores é um requisito chave para a competitividade empresarial. Neste contexto a customização em massa emerge como o novo paradigma do sistema produtivo. Pelo fato da embalagem ser um produto de ciclo-de-vida curto e de relacionar-se diretamente com a produção e difusão de bens de consumo em larga escala, a demanda por embalagens customizadas apresenta-se como uma forte tendência de mercado. No presente trabalho a customização em massa de embalagens é abordada através do emprego sistemático e estratégico da modularização. Contando com o apoio de uma empresa para avaliação e validação da abordagem proposta, investiga-se como a modularização pode contribuir para o processo de desenvolvimento de embalagens direcionadas para a customização em massa. Partindo de uma análise do potencial de modularização do atual sistema de embalagens da empresa, identificou-se uma embalagem a partir da qual desenvolveu-se, a título ilustrativo, uma família de embalagens modulares. Através de uma abordagem sistemática e metodológica do emprego da modularização, o desenvolvimento de embalagens customizadas é investigado sob diversos aspectos. Primeiramente analisou-se o seu impacto nas atividades e processos do design de embalagens, passando para uma análise do impacto no sistema de produção e no marketing de novos produtos. Também foram avaliadas as conseqüências para a competência central da empresa, além de realizadas estimativas de possíveis implicações econômicas e ambientais. No final são demarcadas as principais contribuições do presente trabalho, bem como indicadas algumas sugestões para futuras pesquisaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: The increasing market fragmentation and the emerging of new technologies are modifying both the production systems and the demanding process for products and services. A key requisite for business competition is the capacity to develop products and services for the individual needs in a larger group context. In this scene, mass customization emerges as the new paradigm of production systems. Due to the fact that any packaging has a short life in the mass consume cycle, the demand for custom-made packages is a strong market tendency. In this work, packaging customization is perceived as a systematic and strategic approach of modularization. The author proposes a model of modularization for a previously chosen company to validate this approach: How modularization can contribute to the development of mass customization oriented packages. Analyzing the current package production of the company, the author selected a single package to demonstrate the potential of a derived package family based on this concept. The development of custom-made packages is investigated in various aspects. First, it was analyzed the impact of mass customization in packaging design, in production systems and in the marketing of new products. It was also evaluated the results fro the company and the possible environmental and economics involving. Finally, it is discussed the main contributions of this work, besides some suggestions for future researchers.pt_BR
dc.format.extentxi, 151f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleO processo de modularização em embalagens orientado para a customização em massa : uma contribuição para a gestao do designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples