Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorTortato, Ubiratãpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T15:42:59Z
dc.date.available2022-11-21T15:42:59Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31945
dc.descriptionOrientador: Clovis L. Machado da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da presente pesquisa é sugerir uma possível relação entre os valores do grupo dirigente e a configuração estrutural de uma organização que passou por um processo de aquisição. A organização estudada é a Praxair Surfaces Technologies do Brasil Ltda. Essa organização surgiu em 1997, após a aquisição da Rolmaster Industrial Ltda pela empresa americana Praxair Surfaces Technologies Inc. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso descritivo-qualitativo, com obtenção de dados em fontes primárias e secundárias. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com quatro atuais dirigentes e três ex-dirigentes da organização, e observação assistemática direta. Diversos documentos organizacionais serviram de fonte para os dados secundários. Na análise dos dados utilizaram-se os métodos de análise documental e de análise de conteúdo. Os resultados revelados pela análise permitiram identificar significativas alterações nos valores do grupo dirigente e na configuração estrutural, após o processo de aquisição. Os principais valores do grupo dirigente, antes da aquisição, eram: segredo, controle, custos, conformismo, informalidade e investimento. Após a aquisição, os principais valores mudaram para: padrão, custos, comunicação, informações, responsabilidade e planejamento. Na fase anterior à aquisição havia uma visível preocupação em limitar o acesso às informações e à decisão; após a aquisição está se consolidando a tendência de compartilhar informações e decisões, seguindo o modelo da empresa adquirente. Como conseqüência, após a aquisição, nas dimensões estruturais de complexidade e centralização, houve diminuição de intensidade, enquanto na dimensão de formalização houve elevação. Concluindo, a análise dos dados revelou que os valores do grupo dirigente tiveram decisiva influência na configuração estrutural da organização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of the present research is to suggest a possible relationship between the values of the management group and the structural configuration of an organization that passed through an acquisition process. The organization studied is Praxair Surfaces Technologies of Brasil Ltda. This organization was created in 1997 after the acquisition of Rolmaster Industrial Ltda by the American company Praxair Surfaces Technologies Inc. This study is based on descriptive-qualitative case study, gathering data in primary and secondary sources. The primary data were collected by means of semi-structured interviews of four current managers and three former managers and non-systematic direct observation. Several organizational documents served as sources of secondary data. Methods of documental analysis and content analysis are used in the analysis of the data. Results show significant alterations in the values of the management group and in the structural configuration after the acquisition process. The main values of the management group before the acquisition were: secret, control, costs, conformity, informality and investment. After the acquisition the main values changed to: pattern, costs, communication, information, responsibility and planning. Before the acquisition there was a visible concern in limiting the access to the information and the decision; after the acquisition, the tendency is to share information and decisions following the model of the acquirer company. As consequence, after the acquisition, the structural dimensions of complexity and centralization decreased, while the dimension of formalization increased. In conclusion, the analysis of the data revealed that values of the management group had a decisive influence on the structural configuration of the organization.pt_BR
dc.format.extent147 f. ; 30cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectEmpresas - Comprapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleMudanças de valores e configuração estrutural em aquisição de empresas : o caso Rolmaster-Praxairpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples