Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, João Carlos da, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorCherubin, Paulo Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T16:11:11Z
dc.date.available2022-11-18T16:11:11Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31943
dc.descriptionOrientador: João Carlos da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo investigou a integração entre a estratégia e a tecnologia em duas empresas de desenvolvimento de softwares. A elevada presença da tecnologia na sociedade e o crescente conteúdo tecnológico de produtos e processos, neste final de século, exigem que as empresas considerem o fator tecnológico em suas atividades, planos e atitudes. Tal postura eleva a questão tecnológica ao nível estratégico das empresas, tendo em vista a posição que esta atingiu como recurso importante para a consecução das ações empresariais. O contexto aqui descrito delineou a problemática de pesquisa, que visou elucidar como a estratégia e a tecnologia estão integradas, partindo-se da análise da estratégia de negócios e da estratégia tecnológica adotadas. A fundamentação teórica contextualizou a indústria de softwares, e em seguida, abarcou a temática estratégica. Inserido no conceito de estratégia tecnológica, discutiu-se a administração da tecnologia. Por fim, discorreu-se sobre a literatura pertinente à integração entre estratégia e tecnologia. Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva, com uma perspectiva de análise transversal, apoiada num levantamento histórico. Esta investigação valeu-se do método do estudo de caso. A coleta de dados fez uso de entrevistas, observação e análise documental. Os resultados revelaram que a integração entre estratégia e tecnologia é elevada nas duas empresas, no que diz respeito ao suporte da estratégia de negócios à estratégia tecnológica, e vice-versa. A integração na elaboração da estratégia foi avaliada como efetiva, caracterizando harmonia em todos os indicadores da integração utilizados. Análises sob a ótica das tipologias estratégicas de MILES and SNOW (1978) e FREEMAN (1982) também confirmaram o elevado grau de integração estratégia-tecnologia em ambas as empresas e demonstraram que o processo de integração está mais avançado na Gescom. De modo geral, constatou-se que a integração entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica ocorre com mais facilidade e naturalidade nas empresas de alta tecnologia do que em empresas tradicionais, tendo em vista o elevado conteúdo tecnológico presente nos processos e produtos deste tipo de empresa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigated the integration between strategy and technology in two software's development companies. The high technology presence in the society and the growing technological content of products and processes, in this century end, demand that the companies consider the technological factor in its activities, plans and attitudes. Such posture elevates the technological subject at the companie's strategic level, once the position reached by the technology is relevant to the attainment of the managerial actions. The context described here delineated the research problem, that sought to elucidate as the strategy and the technology are integrated, breaking of the analysis of the business strategy and technological strategy. The theoretical framework described the software's industry reality and embrace the strategic thematic and discussed the technology administration. Finally, the pertinent literature to the integration between strategy and technology was refered. This research was characterized as descriptive and it uses the case study method. The data collection made use of interviews, observation and document analysis. The results revealed that the integration between strategy and technology is high in the two companies, mainly with respect to the support of the business strategy to the technological strategy, and vice-versa. The integration in the strategy elaboration was evaluated as effective, existing harmony in all the integration indicators. Analyses under the strategic typologies view of MILES and SNOW (1978) and FREEMAN (1982) also confirmed the high degree of integration strategy-technology in both companies and it demonstrated that the integration process was more advanced in Gescom. In general, it was verified that the integration between the business strategy and the technological strategy happens with more easiness in high technology companies than in traditional companies, because of the highest technology content in the process and products of this kind of companies.pt_BR
dc.format.extent237 f. ; 30cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectIndustria de software - Administraçãopt_BR
dc.titleA integração entre a estratégia de negócio e a estratégia tecnológica em empresas de software : o caso da Educom e da Gescompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples