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dc.contributor.otherBulgacov, Sérgio, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.creatorMendes, Getulio Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T19:48:15Z
dc.date.available2022-11-09T19:48:15Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31897
dc.descriptionOrientador: Sergio Bulgacovpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O grande desafio das organizações contemporâneas compreende a capacidade de definir o que poderá acontecer no futuro e encontrar a melhor solução entre as várias alternativas disponíveis. Este desafio é emblemático dos dias atuais, marcados pelas vertiginosas transformações geradas pelas forças originárias da globalização e também pela controvérsia, possivelmente insolúvel, entre os que afirmam que as melhores decisões são baseadas na quantificação e nos números, sendo determinadas pelos padrões do passado, e aqueles que pautam suas decisões em graus de crença mais subjetivos sobre o futuro incerto. Da questão antes introduzida deriva o problema de pesquisa que norteia este estudo: "a partir da análise do ambiente, como descrever as relações entre a estratégia empresarial e o desempenho organizacional?" A pesquisa procurou relacionar o ambiente e suas mutações, a ação estratégica e o desempenho organizacional resultante, no período de 1990 a 1998, notável pelas enormes mudanças ocorridas na economia brasileira. O delineamento de pesquisa foi o estudo de caso e a empresa escolhida a Indústria de Fundição TUPY; a escolha da empresa considerou, além do porte da organização, a crise originada pelas estratégias adotadas nos anos 80, o processo de reestruturação iniciado a partir de 1991, a mudança do controle societário, ocorrido em 1995 e a sua forte vinculação com a indústria automobilística, extremamente dinâmica nos dias atuais. O estudo buscou apresentar conceitos teóricos ligados ao tema estratégia, a evolução do campo do conhecimento e a emergência da administração estratégica, bem como conceitos ligados ao conteúdo e processo estratégico, mudança estratégica, governança corporativa e desempenho organizacional. Foi elaborada uma Nota da Indústria de Fundição (Anexo III), para estabelecer referencial comparativo entre a estrutura da indústria, suas tendências e as escolhas estratégicas adotadas pela TUPY. Constitui pressuposto básico da pesquisa a interligação entre as condições ambientais, a ação estratégica e o desempenho organizacional. Considerada a premissa, a análise de fatos e decisões e as variações do desempenho, num longo período de observação, permitem a verificação do grau e da qualidade de adaptação da empresa com o ambiente. O enfoque da pesquisa é o descritivoqualitativo e a perspectiva do estudo observou um corte longitudinal, com especial ênfase em três momentos: i) 1990,com o início do processo de reestruturação; ii) 1995, com a transferência do controle acionário; e iii) um corte de fechamento em 1998. Os dados primários foram coletados em duas etapas; na primeira, mediante questionários e na segunda, por intermédio de entrevista semi-estruturada, realizada em abril de 1999; no mesmo período foi realizada observação direta não-participante nos setores operacionais da TUPY. Publicações de entidades classistas e documentos organizacionais compuseram os dados secundários. Dentro dos limites do estudo, os dados foram apresentados e analisados sob três cenários (90, 95 e 98), buscando-se descrever, em tais momentos, a dinâmica das mutações ambientais, a ação estratégica, na abordagem do conteúdo e processo estratégico e os efeitos das variáveis no desempenho organizacional. A pesquisa demonstrou que os conceitos teóricos do conteúdo e processo estratégico permitem sistematizar, de forma eficiente, a análise das relações entre o ambiente, a estratégia e o desempenho organizacional, obtendo-se as seguintes conclusões principais: a) a pesquisa parece confirmar as críticas teóricas relativas às distinções entre conteúdo e processo estratégico, quando, em tais circunstâncias, o objetivo do estudo seja a avaliação do desempenho organizacional resultante; b) condições ambientais dinâmicas requerem das organizações intensa atividade estratégica; em sentido contrário, economias fechadas e a constante intervenção governamental podem prejudicar a capacidade de formulação estratégica das empresas, com reflexos negativos no desempenho organizacional; c) quanto maior o grau de alinhamento entre as decisões estratégicas de conteúdo e as decisões estratégicas de processo, ou quanto menor o tempo de obtenção do alinhamento, melhor será o desempenho organizacional resultante; d) quanto maior o grau de abertura da economia e a intensidade da competição ou o nível de sofisticação da indústria, maior será o grau de exigência das atividades próprias do processo estratégico, e maiores serão as exigências de alinhamento entre as decisões de conteúdo e processo. O estudo do caso TUPY permitiu expor, empiricamente, importantes questões relativas às teses que discutem as distinções e a integração das decisões de conteúdo e processo estratégico. Embora o enfoque dicotômico tenha plena validade para fins acadêmicos, ora permitindo investigar as relações entre o ambiente e as escolhas estratégicas, na ótica de conteúdo, ou a influência das ações cognitivas e organizacionais, na ótica do processo estratégico, parece irretorquível, caso a investigação pretenda dar seqüência para avaliar o desempenho organizacional resultante, que a eventual integração conteúdo e processo seja investigada e mensurada. A abordagem de conteúdo e processo é um instrumento perfeitamente adequado à análise qualitativa do risco e sua sistematização, conjugada com medições quantitativas, será útil para orientar decisões de investimento e, particularmente, a análise do desempenho das empresas como requisito das operações de crédito, em especial nos empréstimos de longo prazo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The greatest challenge for contemporary organizations is to define future events and choose the best solutions amongst several alternatives. Such a challenge is emblematic of our times, marked by the dizzying changes resulting from globalization forces and the probably insoluble controversy between those who believe best decisions are based on quantification and numbers, as determined by past standards, and those who choose to base their decisions on more subjective believes regarding the uncertain future. From the above question, arises the research problem that guides this study: "from an environmental analysis, how can one best describe the relationship between corporate strategy and organizational perfomance?" The research tried to establish a relationship between the environment and its mutations, between strategic action and the resulting organizational perfomance, in a period marked by major changes in the brazilian economy: 1990 to 1998. The research design was a case-study, and the company chosen was Indústria de Fundição TUPY. This choice took into account not only the company's size but also the crisis resulting from the strategies adopted in the eighties, as well as the 1991 restructuring process, the 1995 changes in shareholding control, and the company's strong connections to the extremely dynamic car industry. The study tried to present theoretical concepts related to the strategy area, the evolution in the field of knowledge and the rise of strategical management, as well as concepts linked to strategic content and process, to strategic changes, to corporate management and to organizational performance. A Note on the Foundry Industry (Appendix III) was prepared in order to establish a comparative reference between the industry's structure and trends, and the strategic choices adopted by TUPY. A basic premise of the research was the interconnection of environmental conditions, strategic action and organizational performance. Under this premise, the analysis of facts and decisions, as well as variations in performance, during a long observation period, allow the degree and the quality of the company's adaptation to the environment to be adequately verified. The research adopted a qualitative and longitudinal descriptive design, enphasizing three specific moments: 1) 1990, when the restructuring process begun; 2) 1995, with the transfer of shareholding control; and 3) 1998, the conclusive verification. Primary data were compiled in two stages, first using questionaires and second through semistructured interview in April, 1999. During this period, direct non-participant observation of TUPY's operational sectors took place. Secondary data included class publications and house documents. Within the study frame, data were presented and analysed according to the three scenarios (90, 95 and 98) in an effort to describe, at these points, the dynamics of environmental mutations, strategic action as regards content and strategic process, and the effect of variables on organizational perfomance. The research showed that the theoretical concepts of content and strategic process permit an efficient systematization of the analysis of relationship among environment, strategy and organizational performance. The main conclusions reached were as follows: a) The research seems to confirm theoretical criticism regarding distinctions between content and strategic process, if the study's objective, in similar circumstances, is to evaluate the resulting organizational performance. b) Dynamic environmental conditions demand an intense organizational strategic activity; inversely, closed economies and constant government intervention may hinder companie's capacity for strategic formulation, with negative effects on organizational performance. c) The larger the alignment degree between strategic content decisions and strategic process decisions, or the smaller the time of obtaining this alignment, the better will be the resulting organizational perfomance. d) The larger the openness of the economies, the higher competitiveness intensity or the industry sophistication's levels, the larger will be the requirement level of the strategic process own activities and the larger will be the alignment requirements between content and process decisions. This case-study allowed us to empirically raise important points regarding those theses which discuss the distinction and the integration of decisions on content and strategic process. Although the dychotomic focus is perfectly valid for academic purposes, permitting the investigation of relationships between environment and strategic choices from a content viewpoint, or the influence of cognitive and organizational actions from the strategic viewpoint, it seems undeniable that, in order to progress to an evaluation of the resulting organizational performance, the possible integration between content and process must also be investigated and measured. The approach involving content and process is a perfectly adequate instrument in qualitative risk-analysis. Its systematization, along quantitative measurements, could be a useful guide for investment decisions and, particularly, for analysing the performance of companies as a prerequisite in credit operations, especially, as regards to long-term loans.pt_BR
dc.format.extent203f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formado digital.pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganização industrialpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectFundiçãopt_BR
dc.titleConteudo e processos estrategicos em organização industrial : estudo de caso da Industria de Fundição Tupypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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