dc.contributor.author | Cimbaluk, Lucas | pt_BR |
dc.contributor.other | Naveira, Miguel Alfredo Carid, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T14:00:30Z | |
dc.date.available | 2020-06-24T14:00:30Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/31869 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Miguel Carid Naveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Defesa: Curitiba,01/07/2013 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 227-232 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Na Terra Indígena Apucarana, ou Apucaraninha como é usualmente chamada, de etnia kaingang, localizada ao norte do Estado do Paraná, houve, em 2011, a criação de uma nova aldeia, denominada Água Branca. Esta aldeia, diferentemente das outras três ali já existentes (Sede, Barreiro e Serrinha), pretendia uma autonomia política em relação ao cacique que representava a Terra Indígena como um todo. Esta ruptura, significativa no contexto kaingang, onde se defende a unidade político-territorial baseada atualmente na Terra Indígena, é tratada neste trabalho, a partir de narrativas sobre o fato bem como análise de suas consequências durante o período de trabalho de campo junto ao grupo. Trato aqui de três elementos chave que envolveram o processo de criação e a manutenção da diferenciação entre as aldeias: a "política interna", relativa à característica faccional dos kaingang e as articulações políticas e sociais relacionadas a ela; a moralidade, como elemento diretamente relacionado à chefia mas também às formas de convivência na comunidade, representadas através, principalmente, da "lei interna" ou "lei indígena" e sua relação com o que seria o tradicional; e a cultura, também relacionando a tradição, os conhecimentos e práticas e o próprio ser kaingang, a diferenciar-se dos brancos. Em um contexto vivido pelos moradores da Terra Indígena envolvendo uma indenização por uma antiga usina hidrelétrica na área, bem como a construção de uma nova usina em rio adjacente, com suas compensações então em negociação, analiso como o movimento de criação da nova aldeia, com símbolos, discursos e práticas relativas à moralidade e à cultura permitem articulações políticas e formas de sociabilidade que indicam a necessidade de um reforço da indianização, contra um possível tornar-se branco. Esta indianização, para além de ser contraposta ao branco, é, então, contraposta ao próprio outro indígena, representado na outra aldeia, favorecendo as transformações do ser indígena, do ser kaingang. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In the Kaingang Terra Indígena of Apucarana, or Apucaraninha, as usually denominated, located in the North of the Paraná State, there was, in 2011, the creation of a new settlement, denominated Água Branca. Otherwise the other three previous existing settlements (Sede, Barreiro and Serrinha), Água Branca desires political autonomy from the cacique which represented the whole Terra Indígena. This rupture, meaningful in the kaingang context, where the political-territorial union is defended based on the land of the Terra Indígena, is the object of this work. It was reached by narratives from the fact and by the analysis of its consequences, observed during the field work period with the group. I write here about three key elements that concern such process of creation and the perpetuation of the differences between the settlements: the "política interna", or the internal politics, referring to the faccional characteristic of the kaingangs and the political and social articulations related to it; the morality, as an element directly related to the leadership but also to the means of conviviality in the community, the respect and the reciprocity, represented specially through the internal law and its relation to what would be the traditional; and the culture, also related to the tradition, the knowledge, practices and the kaingang being, differentiated from the white people. In a context involving an indemnification due to an old hydroelectric plant in the area and the construction of a new one in an adjacent river, with the negotiation for its compensation to the community, I analyze how the movement to the creation of the new settlement, with symbols, discourses and practices related to the morality and the culture, allow political articulations and ways of sociability that indicates the necessity of the reinforcement of indigenous identification, against a possible process of becoming white. This indigenous identification, besides being opposed to the white, is then opposed to the very other indigene, represented in the other settlement, favoring the transformations of the being indigenous, the being kaingang. | pt_BR |
dc.format.extent | 250f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Reservas indígenas | pt_BR |
dc.subject | Indios - Cultura | pt_BR |
dc.subject | Indios da America do Sul | pt_BR |
dc.subject | Indios Kaingang | pt_BR |
dc.subject | Antropologia Social | pt_BR |
dc.title | A criação da Aldeia Água Branca na Terra Indígena Kaingang Apucaraninha : "política interna", moralidade e cultura. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |