A teoria dos blocos semânticos : um estudo através do texto
Resumo
Resumo: Este trabalho toma a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) - terceira versão da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot - como modelo teórico para a descrição da produção de sentidos em textos extraídos de revistas, jornais de circulação nacional e sites da internet, no intuito de investigar a construção de sentidos em textos de diferentes naturezas . O modelo teórico escolhido tem suas bases no estruturalismo linguístico pretende descrever o sentido das entidades linguisticas, tais como vocábulos, expressões e enunciados, a partir de encadeamentos argumentativos evocados pelas próprias entidades. Entende-se aqui que os textos, também, são entidades linguísticas, as quais podem evocar encadeamentos argumentativos analisados à luz da TBS, como já apontaram os trabalhos de Andersen (2006), Ortmann (2010) e Graeff (2011). O ponto central deste trabalho diz respeito à análise de textos de diferentes naturezas . Por sustentar que as descrições de sentido não devem ser pautadas por orientações externas à língua, como ideias, pensamentos e crenças, a TBS torna-se radical na crítica àquilo que lhe antecedeu na TAL. Torna-se foco, desta pesquisa, então, discutir a possibilidade de analisar textos sob a perspectiva da TBS. Nesse sentido, buscar-se-á investigar se os sentidos construídos a partir dos textos podem ser descritos por encadeamentos argumentativos, bem como se as análises se estendem a diferentes de textos. Abstract: This work takes the Semantic Theory of Blocks (TBS) - third version of Argumentation Theory in Language (TAL), by Oswald Ducrot - as a theoretical model to describe the production of meaning in texts taken from magazines, national newspapers and websites the internet, in order to investigate the construction of meaning in texts . The theoretical model chosen has its foundations in structuralist language intended to describe the meaning of linguistic entities such as words, expressions and statements, from argumentative threads evoked by the entities themselves. It is understood here that the texts also are linguistic entities, which can evoke threads argumentative analyzed in the light of TBS, as already pointed out the work of Andersen (2006), Ortmann (2010) and Graeff (2011). The central point of this work relates to the analysis of different texts . By maintaining that the descriptions of meaning should not be guided by external instructions to the language, such as ideas, thoughts and beliefs, TBS becomes radical in criticizing what preceded him in TAL. Become focus of this research, then discuss the possibility of analyzing texts from the perspective of TBS. In this sense, it will seek to investigate whether the meanings constructed from texts can be described by threads argumentative, and if tests are extended to different texts.
Collections
- Teses & Dissertações [10262]