Mostrar registro simples

dc.contributor.otherCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPöttker, Érico Sartoript_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T19:45:24Z
dc.date.available2023-01-18T19:45:24Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31748
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 126-133pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação teve como objeto de análise as narrativas de orientadoras educacionais com respeito as temáticas de gênero e sexualidade. Com isso se buscou construir um mapa dos territórios de gênero, sexualidade e diversidade sexual na escola segundo a perspectiva da Orientação Educacional. A ideia de mapa reflete a metodologia utilizada para o estudo, inspirada pela genealogia foucaultiana e sua relação com a cartografia de Gilles Deleuze (2005). Foram realizadas entrevistas com 5 orientadoras educacionais que trabalham em 3 escolas públicas diferentes de ensino fundamental e médio do município de Irati - Pr. Esta pesquisa procurou conhecer a forma como a sexualidade e o gênero podem adequar-se aos papéis da Orientação Educacional na escola contemporânea e suas demandas. A análise das narrativas produziu três categorias temáticas, chamadas nesta dissertação de acidentes geográficos, em analogia à cartografia. O primeiro acidente, voltado para a forma como as entrevistadas compreendem o trabalho e a atuação da Orientação Educacional, salientou como sua função conduzir as condutas de alunos e alunas, ou, numa terminologia foucaultiana, governá-los/as. O segundo acidente destacou nas falas das orientadoras educacionais a presença do gênero nas escolas, mas, além disso, o quanto este é compreendido como 'problema'. O 'problema' do gênero refere-se a estudantes que fogem ao modelo binário masculino/feminino (BUTLER, 2003). Por fim, o terceiro acidente buscou nas narrativas a visão da Orientação Educacional com respeito à sexualidade. O estudo concluiu que embora a normalização constitua uma parte marcante da atuação da Orientação Educacional com relação a gênero e sexualidade, existem também alguns focos de resistência. A resistência, às vezes toma a forma de reivindicações de normalidade para os sujeitos 'desviantes'. Por outro lado, também existem práticas e narrativas que podem colocar em jogo a norma e escapar ao caráter normalizador da atuação, embora estas constituam linhas menores e frágeis diante do mapa aqui desenhado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as its object of analysis the narratives of educational counselors on the subjects of gender and sexuality. The intention was to build a map of the territories of gender, sexuality and sexual diversity in school by the perspective of Educational Counseling. The idea of map reflects the methods utilized on this study, inspired by Michel Foucault's genealogy and its relation to Gilles Deleuze's (2005) cartography. 5 educational counselors that work at 3 different public schools of the city of Irati - Pr were interviewed for this research. The study intended to know the forms in which sexuality and gender could relate to the roles of the Educational Counseling in the contemporary school and its demands. The analysis of the narratives produced 3 thematic categories, here referred as geographic accidents, in analogy to the cartography. The first accident, following the subjects' comprehension of their work and role in the Educational Counseling, demonstrated as their function, the conduction of the conducts of students, or, in other words, their government (FOUCAULT, 2008). The second accident stressed in the narratives the presence of gender in schools, but, beyond that, its understanding as 'trouble'. The gender 'trouble' refers to students that escape the binary model of masculine/feminine (BUTLER, 2003). At last, the third accident searched the narratives of the Educational Counseling for their visions on sexuality. The conclusion of the study was that, despite the normalization regarding to gender and sexuality, there exist some points of resistance in the Educational Counseling. The resistance sometimes takes the form of claims of normality for the 'deviant' subjects. On other hand, there also exist practices and narratives that question the norm and that escape the normalization of the Educational Counseling, though these constitute smaller and more fragile lines in this map.pt_BR
dc.format.extent136 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA orientação educacional e os territórios narrativos de gênero e sexualidade na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples